Extremamente benéfica para a saúde.

Valiosa ferramenta para se acalmar e controlar o estresse.

Todas essas são qualidades já disseminadas a cerca da meditação e a maioria das pessoas não duvida mais que sua prática frequente faz muito bem para o cérebro e o copo em geral.

Porém, muitas pessoas se queixam que é difícil meditar e talvez seja mesmo.

Dedicar um tempo parado e focado em sua respiração com o objetivo de esvaziar a mente é algo que não atrai exatamente as pessoas.

Então por que não desmistificar a prática e descobrir a sua forma de meditar. Isso mesmo, a sua forma!

O Osho, por exemplo, desenvolveu diversas técnicas de meditações ativas, através das quais as pessoas por serem agitadas terão possivelmente mais facilidade em aderir.

Leia mais: Neurocientista da Harvard: Meditação não apenas reduz estresse, ela muda o seu cérebro

Mas estamos falando de algo ainda mais próximo de você e que não requer tanto treinamento ou gasto de dinheiro.

Se meditar consiste basicamente em treinar sua mente para se focar em uma tarefa, se mantendo presente e entrando num estado de fluxo, qualquer atividade que te leve para esse lugar é meditação.

Então, aqui vai uma lista de coisas que você já faz na sua vida, mas que dependendo da forma como você pratique serão meditação:

1- Ouvir músicas que você gosta e cantar junto;

2- Perceber o toque da sua roupa na sua pele. São diferentes músculos, tecidos e consequentemente sensações;

3- Fazer as refeições, de preferência sem a presença da TV ou qualquer mídia, percebendo a textura e o sabor de cada alimento;

4- Tomar banho sentindo de fato o toque da água na sua pele ou o cheiro do sabonete.

Você irá provavelmente perceber que algumas das atividades listadas serão extremamente breves e talvez elas não vão realmente limpar sua mente, porém a ideia aqui é quebrar a barreira e começar e para isso qualquer atividade em que você consiga se engajar de fato e ainda ter prazer é uma forma de meditação.

Leia mais: Tranquilidade, harmonia e paz de espírito

Você já pode começar hoje, na próxima atividade que fizer, tente se concentrar nessas sensações e conforme você for observando que sua mente está respondendo positivamente passe para as técnicas mais formais e se beneficie de tudo que a meditação promete.

Boa sorte!




SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA