O que é que está acontecendo com os seres humanos? Aqueles seres ditos inteligentes, ainda que eu, particularmente, creio que a inteligência humana seja um mito…

Por qual motivo as pessoas vendem uma imagem no que postam nas redes sociais e outra – a verdadeira imagem – quando comentam posts dos outros, textos, fotografias, noticias… e por aí vai.

Onde é que foi parar a tolerância? O respeito, a empatia… o que está havendo, afinal? Algum psico-profissional frequentador, leitor ou colunista desse site sabe me dizer?

Gostaria de saber por que é que as pessoas andam tão carregadas, tão brutas, tão mal-educadas, tão agressivas… Em minha modesta opinião nada mais é do que excesso de frustração. Não sabem lidar com nada, agridem porque não sabem argumentar com a suposta inteligência que deveriam ter.

Não quero nem entrar no mérito da divisão política que os últimos anos têm nos mostrado, afinal de contas, todo mundo sabe que em grupo os humanos agem de outro modo. Quero saber mesmo é individualmente.

O que tem levado um indivíduo a agir de forma tão avessa à inteligência. Sinceramente, eu não sei explicar, mas é fato que algo deu errado na espécie humana. Teria Deus feito uso de estagiários quando nos criou? Só pode ser porque não somos nem de longe sua “imagem e semelhança”.

É evidente que estou levantando um problema. Mais evidente ainda que teria que dar soluço, afinal, é a premissa de minha profissão.

Leia mais: Redes sociais viciam mais que sexo e cigarro

Individualmente os clientes chegam concordando comigo, há mesmo uma generalizada intolerância na sociedade. Mas… analisando mais a fundo, individualmente ou mesmo em pequenos grupos de trabalho, a verdade aparece. Todos nós, em alguma medida, estamos nos tornando seres intolerantes, alguns quase irascíveis.

Isso é sinal de inteligência, por acaso? Não!

O respeito está acabando, a sociedade se desmantelando. Será que as redes sociais são responsáveis pela criação dessa gente ou esse bichinho estava adormecido dentro de cada um de nós e agora temos um palanque para reverberar nosso ódio seja lá pelo que for?

O ser humano definitivamente não deu certo. E não me venham dizer que se trata de uma minoria porque não é isso, temos que admitir que a coisa passou há tempos do limite do aceitável. Pensar aí dentro de sua caixinha não vai ajudar em nada, o mundo é muito maior que seu bairro…

Tenho pra mim que o ser humano tem que fazer muita força para ser bom, para agir corretamente porque sua essência é ruim. Já discuti isso com terapeutas amigos, as opiniões se dividem, alguns concordam, outros nem tanto.

O que sei, já que sou prático, é que algo precisa ser feito, um recall divino, talvez porque do jeito que está a coisa não vai acabar nada bem.

Brincadeiras à parte, o melhor caminho seria colocar as mãos na consciência e rever nossas atitudes. Mas isso exigiria outra coisa que anda em falta na sociedade: O bom senso…

Deixo aí uma pergunta: O que podemos fazer para reiniciar o sistema humano?

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Marcelo Mello
Coach Pessoal e Empresarial, Consultor de Negócios, palestrante e escritor. É colunista do site Fãs da Psicanálise.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here