Há casais que causam admiração, porque conseguem manter-se cada dia mais unidos e apaixonados. São capazes de enfrentar juntos as mudanças e as crises, mantendo todo o seu amor.

Esses são exemplos raros em nossa sociedade, onde os casamentos raramenteultrapassam a duração de 07 anos, sofrendo na maioria das vezes um processo de desgaste do amor e terminando em brigas e separações.

Mas, qual é o segredo dos relacionamentos duradouros?

“Um casamento de sucesso exige que nos apaixonemos muitas vezes, sempre pela mesma pessoa”.
– Mignon MCLaughlin –

Quando começamos uma história de amor, desejamos que “seja para sempre”. Frequentemente, pouco tempo depois e apesar dos nossos esforços, o amor se acaba.

O sofrimento sentimental e os problemas de relacionamento, são as razões mais comuns das crises existenciais.

É difícil compreender porque um casamento não resiste ao teste do tempo; então é melhor focar em como funciona um relacionamento duradouro, estável e harmonioso do que procurar as causas de uma separação.

Não existe um modelo de “amor para toda vida”. Os casamentos duradouros têm em comum a capacidade de se adaptar às mudanças da outra pessoa e solucionar com maturidade os problemas que ocorrem na vida de um ou de ambos.

Um problema sério pode ser, por exemplo, a dificuldade de entrar no mercado de trabalho ou a morte de uma pessoa querida. Até mesmo eventos positivos podem ser decisivos para o equilíbrio do casal.

Neste caso, a nossa mente tenta resistir à mudança e luta para se adaptar às novas circunstâncias.

Dessa forma, podemos dizer que um casamento duradouro é caracterizado por uma qualidade que o distingue dos outros: a resiliência do casal.

O que é a resiliência do casal?

A resiliência de uma pessoa é a sua capacidade de encontrar forças para superar situações adversas ou estressantes e a resiliência de casal é a capacidade que ambos possuem de enfrentar as adversidades com flexibilidade e dinamismo.

É uma qualidade do casal e não de uma pessoa individualmente, é uma forma particular de interação.

Às vezes, pessoas pouco resilientes podem ter relacionamentos duradouros, ou pessoas resilientes se transformam em pessoas muito frágeis dentro de um relacionamento.

As características de um relacionamento duradouro

– Compartilham valores: um casal resiliente tem uma grande empatia e estão de acordo com a prioridade que dão ao sexo, ao dinheiro, ao trabalho, família, amizades, etc.

Aceitam suas diferenças de opinião sem transformá-las numa guerra e raramente colocam regras e limitações que restrinjam a liberdade do seu companheiro.

– Liberdade e desenvolvimento pessoal: um casal resiliente concede liberdade, estimula e promove o desenvolvimento pessoal de cada parceiro.

O que é surpreendente nesses casais é a clara divisão de papéis; não é uma decisão unilateral, mas espontânea, acordada e acima de tudo flexível.

– Independência familiar: os casais resilientes formam uma família e limitam a interferência dos pais e parentes, embora permaneçam totalmente integrados à família.

Em comparação, os casais instáveis tendem a manter uma ligação simbiótica com seus pais.

– Sexo e paixão: os casais resilientes melhoram a sua vida sexual com o passar do tempo e sabem administrar os períodos em que pode haver uma diminuição de libido.

A idade pode reduzir a atividade sexual e o casal resiliente reage reduzindo a frequência das relações sexuais em favor da intensidade e qualidade.

A paixão, um ingrediente necessário, mas não suficiente, para a resiliência do casal, o desejo, a beleza e o carinho, continuam, apesar das mudanças e do tempo.

Resiliência, o elixir da longa vida do amor, não é uma pílula que pode ser tomada conforme a necessidade e nem um remédio para casais em crise.

É o resultado de um compromisso legítimo e permanente, baseado no respeito mútuo e com a certeza de que “estar juntos” é uma opção que se renova a cada dia.

(Fonte: amenteemaravilhosa.com.br )

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA