Amigos são a família que a gente escolhe. São pessoas que precisam estar do nosso lado compartilhando momentos tristes e felizes.

Tudo isso está correto, mas existe um clichê que vem perdendo muito o sentido nos dias atuais.

Sempre se afirmou que amigo de verdade é aquele que fica ao seu lado nos seus momentos mais difíceis, como uma doença, uma separação, esse tipo de coisa.

Então te pergunto, será mesmo? Será que são esses momentos que determinam o nível de amizade de alguém?

Vamos parar para fazer um exercício pensando sinceramente sobre nós e nossos pensamentos.

Você já sentiu uma ponta que seja de inveja de alguém que teve algum tipo de conquista na vida? Provavelmente sim, nem que tenha sido um único evento, certo?

Leia mais: Como definir a amizade?

Isso é natural, é humano e não quer dizer que sejamos más pessoas, mas a gente sente inveja de vez em quando sim.

A questão é: você não sente isso com todas as pessoas? Tem aquelas pessoas para as quais a gente torce de verdade, sem restrições, mesmo que ela ganhe na Mega Sena, no seu lugar que estava doido para sair do seu emprego (risos).

Pois bem, para esses casos, seu sentimento é genuinamente de amizade. E dessa pessoa você pode se dizer amigo, pois podemos ver e perceber como é mais difícil estar ao lado de alguém mais bem sucedido que você.

E por que isso é difícil? Porque te obriga a encarar seus próprios traumas em relação a tudo que você deseja, mas ainda não conquistou. Dá uma sensação, mesmo que pequena, e mesmo que inconsciente de fracasso. E você precisa estar ao lado da pessoa e ficar verdadeiramente feliz por ela!

Leia mais: Metade dos seus amigos não te considera amigo de verdade

Isso é mais difícil do que apoiar alguém fragilizado seja pelo motivo que for, pois querendo ou não, nesses casos, você que está na posição de controle e superior à pessoa.

Talvez o que estamos dizendo seja difícil de aceitar, porque mexe com nossa noção de ser humano, mas é cada vez mais, olhando para os nossos buracos que poderemos alcançar uma vida com mais amor compartilhado, compaixão e livre de amarras e cobranças.




SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA