Existe uma falsa crença de que a ansiedade e a depressão são sinais de fraqueza e de incapacidade diante da vida.

Mas não, uma pessoa com ansiedade, depressão não está louca e nem tem uma personalidade fraca ou inferior aos outros.

É incrível, mas apesar dos avanços da ciência a nossa sociedade ainda pensa que os problemas emocionais e psicológicos são sinônimos de fragilidade.

Leia mais: A depressão e a ansiedade são sinais de luta, não de fraqueza

Todos sentimos ansiedade, é impossível viver sem a ansiedade. Até mesmo porque a ansiedade não é algo ruim pois é ela que nos movimenta a agir, o que não podemos é ficar cronicamente ansiosos.

É normal ficarmos ansiosos com uma viagem, uma promoção, uma formatura, um encontro. Vivenciamos esses momentos e a ansiedade para. Mas não é o que acontece com o ansioso crônico, ele sente-se o tempo todo em um quadro de ansiedade.

Neste sentido, um ataque de ansiedade é igual a um passeio em uma montanha russa. Enquanto o carrinho sobe temos a sensação de que em um dado momento tudo vai acabar, mas não sabemos quando nem como, por isso manter o controle diante desta incerteza é algo tão difícil de fazer.

Leia mais: Ansiedade atinge quatro em dez brasileiros

É muito frequente que pessoas ansiosas se recusem a dormir, pois ao dormir perdem o controle e não conseguem se libertar da ideia de que devem manter o controle sobre o inesperado.

A ansiedade e a depressão podem ter um impacto tão grande na sua vida que podem até mesmo te impedir de fazer as coisas com que você estava acostumado. Sintomas físicos incluem aumento da frequência cardíaca, tensão muscular, tontura, dificuldade para respirar, suor, tremores e náusea. Sintomas psicológicos incluem nervosismo e tensão, preocupação incessante e a sensação de que os outros estão percebendo sua ansiedade.

Leia mais: Sobre a depressão: “Preciso levantar dessa cama”

Por isso é importante que, quando nos dermos conta de que algo vai mal, consultemos um profissional que nos ajude e dê coerência emocional ao que está acontecendo conosco.

Preste atenção, compreenda estes problemas e, sobretudo, não julgue.

Luz para o bem.

Veja outros vídeos no nosso canal no YouTube.

Compartilhar
Natthalia Paccola
Desde que começou os estudos em Psicanálise e Psicoterapia, a jornalista, bacharel em Direito e mestre em Ciências Naturais pela Unicamp,  Natthalia Paccola levanta uma premissa sobre a sua vida profissional: nunca aceitaria rótulos ou doutrinas acadêmicas. Mas é claro que sofre influências de vários pensadores.Sua grande fonte de inspiração como autoridade em levar Luz para o Bem através de mídias sociais, no entanto,  tem sido os seus próprios seguidores, cerca de 10 milhões que passam semanalmente pela sua Fanpage, Grupos, YouTube, Site, Instragram ou Twitter.




2 COMENTÁRIOS

  1. Não cara, não você não é um fracasso é isso que eles querem que vc pense a respeito de si mesmo, você tem um visão além dessa casca onde as coisas habitam erroneamente, é que infelizmente vc ainda não encontrou alguém com o mesmo dom… Não nos encaixamos nesse mundo, porque somos mais que uma simples engrenagem….

DEIXE UMA RESPOSTA