Existem alguns truques psicológicos que funcionam muito bem em um nível subconsciente. Eles ajudam a melhorar a maneira como nosso interlocutor nos percebe, são ótimos para uma melhor integração em novos grupos de pessoas e ajudam o corpo a encontrar mais tranquilidade em momentos de ansiedade.

Confira as 12 técnicas que trazemos hoje e veja com qual delas você se sente mais confortável.

12. Quando muitas pessoas riem ao mesmo tempo, cada uma olha para a pessoa com quem se relaciona melhor

Após uma piada ou durante uma discussão sobre algum tema divertido, sem perceber as pessoas olham para àquela de quem mais gostam. Se você quer conhecer as relações entre seus amigos, faça o teste.

11. Se estiver nervoso, coma alguma coisa

Antes de uma conversa importante, uma palestra, um evento ou a apresentação de um trabalho, tente comer alguma coisa. Ninguém come quando está enfrentando um perigo. Por isso, ao mastigar alguma coisa, o cérebro pensa que não há nenhuma ameaça chegando, e o corpo consegue relaxar. Mas, claro, se possível tente comer algo saudável.

10. Um olhar fixo ajuda a tirar todo tipo de informação

Se você acha que seu interlocutor está escondendo alguma coisa, olhe nos olhos dele fixamente. Em situações assim, o silêncio do interlocutor vai chegar em um nível tão insuportável que ele será obrigado a contar a verdade.

Leia Mais: Comunicação não verbal: eu e meus comportamentos involuntários

9. Imagine que o seu entrevistador é seu amigo de longa data

Para não ficar muito preocupado durante um teste ou uma entrevista, imagine que a pessoa na sua frente é um amigo que você não vê há muito tempo. Isso vai te ajudar a acalmar os nervos imediatamente, e te dará um pouco mais de tranquilidade para responder às perguntas.

8. Se tiver de lidar com muita gente no trabalho, coloque atrás de você um espelho

Se você tiver que receber a muitos clientes na sua mesa de trabalho, coloque um espelho nas suas costas. Você vai se surpreender como muitos clientes começarão a se comportar melhor para chegar a um acordo com você. Isso ocorre porque ninguém gosta de se ver com cara de incomodado.

7. Se perceber que alguém está te olhando, simplesmente comece a bocejar

Olhe para a imagem e tente não bocejar. Sim, bocejar é altamente contagioso. Basta começar a bocejar e olhar para as pessoas ao lado para ver quem está te observando. A pessoa que estava te olhando certamente também vai bocejar.

6. Se quiser parar uma briga, comece a comer algo e fique no meio das duas pessoas

Esse fenômeno se chama ’snackman effect’. O que ocorre é que associamos o comer com tranquilidade e relaxamento. A probabilidade de que uma pessoa ataque a outra com alguém comendo no meio é muito baixa.

5. Se quer se desfazer de um objeto, apenas entregue-o enquanto estiver falando com a outra pessoa

Faça uma pergunta pessoal ou peça uma opinião para a outra pessoa. Enquanto ela estiver pensando em uma resposta, seu cérebro estará tão ocupado que ela vai pegar o objeto de maneira automática. Em uma situação assim, a maioria das pessoas pegam a coisa das nossas mãos sem nem mesmo perceber.

Leia Mais: Precisamos falar sobre comportamento

4. Se quiser ficar amigo de alguém, simplesmente peça alguma coisa

Deve ser algo simples, por exemplo que a pessoa passe o sal ou um guardanapo — fumantes fazem com cigarros. A pessoa responde automaticamente e subconscientemente decide que gosta de você, por isso decidiu te ajudar.

3. Marque reuniões no começo ou no final do dia

As pessoas têm mais facilidade para lembrar as coisas que acontecem no começo ou no final do dia. O que acontece no meio do dia costuma ser esquecido. Se for fazer uma entrevista, tente ser o primeiro ou o último candidato.

2. Preste atenção na direção em que os pés do seu interlocutor estão apontando

Os pés de uma pessoa durante uma conversa ajudam a determinar as suas emoções. Se eles viram apenas o corpo na sua direção, e não os pés, é provável que eles não gostem de você. Quando as pontas dos pés do seu interlocutor estão apontadas para um lado, ele quer se retirar o mais rápido possível.

1. Repetir os gestos da outra pessoa melhora a confiança

Imitar gestos, posturas e expressões faciais do interlocutor são boas maneiras de ganhar a confiança. Subconscientemente, a pessoa se sente melhor. Mas não é bom exagerar.

(Fonte: mundointeressante)

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