1. Você não comemora o seu sucesso porque pensa que há ainda mais a realizar, ou que não é tão bem sucedido quanto deve ser.

2. Você se culpa por cada coisa ruim que aconteceu em sua vida, sem considerar fatores externos ou outras pessoas envolvidas.

3. Quando você se examina, só vê suas falhas e deficiências, e se sente incompetente.

4. Você ainda tem um monte de arrependimentos do passado que não consegue esquecer e está sempre imaginando como sua vida seria se você tivesse tomado decisões mais sábias ou melhores.

5. Você sente que não merece amor incondicional porque tem dificuldade em amar a si mesmo, e não vê motivos para outras pessoas te amarem.

6. É difícil para você aceitar elogios, porque está sempre pensando em quão longe ainda precisa ir, em vez de quanto já caminhou.

7. Você tem medo de abrir-se para as pessoas porque não acha que alguém vai ficar com você, uma vez que conhecer o seu verdadeiro “eu”.

8. Você está sempre fazendo coisas para as pessoas, porque se sente culpado quando diz “não” e acha que as pessoas irão te culpar por isso.

9. Como você sempre quer ser o melhor ou o mais realizado, nem sempre se sente bem o suficiente sobre si mesmo e isso cobra um pedágio de sua autoestima.

10. Você não sabe como ser gentil consigo mesmo. Não sabe como relaxar, elogiar a si mesmo, dar-se um tapinha nas costas ou perdoar-se.

11. Você tende a se preocupar demais e pensar no pior resultado para uma situação, porque sua mente está programada para escolher a batalha mais difícil.

12. Você dá às pessoas a chance de maltratá-lo ou criticá-lo, porque é autocrítico, então quando alguém confirma isso de alguma forma, você realmente não se defende.

13. Você tem dificuldade para dormir à noite porque pensa demais, e é por isso que está sempre cansado ou irritado.

14. Você acha que ser duro consigo mesmo o empurra para a frente, mas na verdade te impede de avançar, porque você não consegue apreciar as coisas boas em si mesmo, e se apega aos pensamentos que o derrubam.

15. Às vezes você espera que as pessoas sejam duras com você também, então as deixa machucá-lo.

(Fonte: thoughtcatalog)

*Tradução equipe Fãs da Psicanálise.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here