Algumas semanas atrás eu estava na aula do meu curso de Naturopatia e começou uma discussão interessante sobre a questão energética do desapego. Estávamos falando sobre como existem pessoas que passam a vida toda em relacionamentos ruins, situações ruins ou trabalham até a aposentadoria em empregos que detestam, pelo simples fato de que se recusam a desapegar. Quando uma pessoa é muito apegada, geralmente ela é apegada em muitos aspectos, e vive presa a coisas ruins em várias as áreas da vida.

“As pessoas apegadas vivem sempre as mesmas histórias.” – Maura de Albanesi

Você é assim? Está há anos em um trabalho que não gosta, mas nunca sequer tentou procurar outro? Tem amigos que só te colocam pra baixo, demonstram que não têm consideração por você, e continua andando com eles? Tem um monte de objetos que não servem pra nada e que você nem gosta, mas não consegue jogar fora?

Se você tem dificuldade em abrir mão daquilo que sabe que não te faz bem (ou é inútil) para abrir espaço para o novo entrar na sua vida, reflita sobre estas questões:

Se isso não me faz feliz, por que manter na minha vida?

Olhe individualmente para cada fator ao qual você é apegado: um objeto por vez, uma pessoa por vez, uma atividade por vez… para cada um deles, analise: isso está alinhado com a minha felicidade? Tem alguma utilidade na minha vida? Me traz algum bem?

Para aqueles que não conseguiu encontrar nada de positivo, a questão a se fazer é: se isso não me faz feliz, por que manter na minha vida? Por que ocupar meu tempo, espaço e energia – recursos tão valiosos e limitados – com isso?

Eu aceitaria viver dessa forma pelo resto da vida?

Se você tivesse que escolher hoje como vai viver o resto da sua vida, você escolheria viver nesse ambiente que está agora? Com estas coisas? Dando a mesma importância que dá hoje para essas pessoas? Trabalhando nesse emprego?

Tudo bem que às vezes estamos passando por um momento complicado ou chato – mas necessário – e precisamos aceitar. Mas isso não é apego, é processo. Apego é quando já passou da hora de você dar um basta e mudar, mas continua empurrando com a barriga e não fazendo nada pela mudança.

Você aceitaria viver dessa forma pelo resto da sua vida? Se a resposta é um convicto ou desesperado NÃO, é sinal de que está na hora de desapegar e dar início à mudança.

Que mensagem o meu apego passa para o universo?

Quando você se apega a algo que não é bom e não larga isso de jeito nenhum, a mensagem que você passa pro universo é que aquilo é seu e você quer que continue sendo. Você não precisa de outra coisa, porque aquilo ali é mais importante. Não existe nada melhor, por isso você deve segurar isso que tem com toda a força que puder para não perder.

Com sua atenção e energia totalmente voltadas para esse apego, o universo vai entender que é exatamente isso que você quer. E é isso que você vai continuar recebendo.

(Autora: Stephanie Gomes)

(Fonte: desassossegada)

*Texto reproduzido com autorização da administração do site parceiro.




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui