Descrever um psicopata como uma pessoa que não tem sentimentos pode não estar certo e também não possui muitas outras características que possam caracterizá-los.

Neste artigo, compartilhamos alguns dados que lançam pesquisas sobre psicopatas:

1. Todos nós temos um pouco de psicopatia

A psicopatia é um espectro, e todos nós estamos em algum lugar nesse espectro. Se você já demonstrou falta de culpa ou remorso, ou não sentiu empatia por alguém, ou usou seus “encantos” para conseguir o que queria (lembra-se da última entrevista de emprego?), então você mostrou um traço psicopático. Você pode não ter medo em determinadas situações ou ter assumido grandes riscos, eles também são traços psicopáticos.

2. Os psicopatas não são todos “psicopatas”

Patrick Bateman, da American Psycho e Hannibal Lecter, no Silence of the Innocents, são representações típicas dos psicopatas na cultura popular. Embora seja verdade que a maioria dos assassinos em série são psicopatas, a grande maioria dos psicopatas não são assassinos em série. Os psicopatas compreendem aproximadamente 1% da população em geral e podem ser membros produtivos da sociedade (Viding, McCrory & Seara-Cardoso, 2014) .

A falta de emoções, como ansiedade e medo, ajuda a manter a calma em situações assustadoras. Experimentos mostraram que eles têm uma resposta de sobressalto reduzida. Se alguém te assustou enquanto assistia a um filme de terror, você provavelmente teve uma “resposta assustadora exagerada”. Os psicopatas reagem com muito menos intensidade em situações que causam medo. De qualquer forma, eles permanecem calmos (Benning, Patrick & Iacono, 2005) . Isso pode ser útil se você for um soldado, cirurgião ou fizer parte das forças especiais.

Os psicopatas também podem ser muito charmosos (ainda que superficialmente) e têm a capacidade de correr riscos com confiança, ser impiedosos, orientados para objetivos e tomar decisões ousadas. Isso os torna muito adequados para ambientes como Wall Street, sala de reuniões e parlamento.

3. Os psicopatas preferem as grandes cidades ao invés da vida nas pequenas cidades

Eles preferem o que os psicólogos chamam de ” estratégia rápida da história de vida “. Ou seja, eles se concentram em aumentar suas chances de fazer sexo em curto prazo e no número de parceiros sexuais, em vez de investir muito esforço em relacionamentos de longo prazo , paternidade e estabilidade da vida. Essa estratégia está ligada a maior risco e egoísmo. Além disso, as cidades oferecem aos psicopatas melhores oportunidades de encontrar pessoas para manipular. Elas também oferecem maior anonimato e, portanto, menor risco de serem detectados.

4. As mulheres psicopatas são um pouco diferentes

Embora os psicopatas sejam semelhantes em muitos aspectos, alguns estudos encontraram diferenças nas mulheres. Por exemplo, os psicopatas femininos parecem ser mais propensos a ansiedade, problemas emocionais e promiscuidade do que os psicopatas masculinos (Colins, Fanti, Salekin e Andershed, 2017) .

Alguns psicólogos argumentam que a psicopatia feminina às vezes é diagnosticada com um distúrbio de personalidade limítrofe, caracterizado por emoções mal reguladas, reações impulsivas e explosões de raiva. Isso poderia explicar por que a maioria dos estudos mostra que as taxas de psicopatia são mais baixas nas mulheres (Dolan e Völlm, 2009) .

Pesquisas mostram que os psicopatas parecem preferir namorar homens não psicóticos no curto prazo, talvez como um brinquedo ou para permitir fácil engano e manipulação. Mas para relacionamentos de longo prazo, uma psicopata procurará outro psicopata (Watts et al., 2019)

5. Psicopatas têm sentimentos… ou alguns sentimentos

Enquanto os psicopatas mostram uma falta específica de emoções, como ansiedade, medo e tristeza, eles podem sentir outras emoções, como felicidade, alegria, surpresa e nojo, da mesma maneira que a maioria de nós nos sentiríamos. Portanto, embora possam ter dificuldade em reconhecer rostos medrosos ou tristes e sejam menos receptivos a ameaças e punições, eles podem identificar rostos felizes e responder positivamente quando são recompensados.

No entanto, estudos indicam que eles podem se sentir felizes e motivados se as recompensas forem altas o suficiente. Obviamente, eles também podem ficar com raiva, especialmente em resposta à provocação, ou ficar frustrados quando seus objetivos são frustrados. Ou seja, você pode ferir os sentimentos de um psicopata, mas eles provavelmente são sentimentos diferentes e por razões diferentes (Garofalo, Neumann, Zeigler-Hill, & Meloy, 2019) .

Referências dos estudos:

Benning, SD, Patrick, CJ e Iacono, WG (2005). Psicopatia, modulação assustadora e reatividade eletrodérmica em homens gêmeos. Psychophysiology, 42 (6), 753-762. https://doi.org/ 10.1111 / j.1469-8986.2005.00353.x

Colins, OF, Fanti, KA, Salekin, RT & Andershed, H. (2017). Personalidade psicopática na população em geral: diferenças e semelhanças entre os gêneros. Journal of Personality Distúrbios, 31 (1), 49-74. https://doi.org/ 10.1521 / pedi_2016_30_237

Dolan, M., & Völlm, B. (2009). Transtorno de personalidade anti-social e psicopatia em mulheres: uma revisão da literatura sobre a confiabilidade e validade dos instrumentos de avaliação. Revista Internacional de Direito e Psiquiatria, 32 (1), 2-9. https://doi.org/ 10.1016 / j.ijlp.2008.11.002

Garofalo, C., Neumann, CS, Zeigler-Hill, V., & Meloy, JR (2019). Rancoroso e desdenhoso: Um novo olhar sobre as experiências emocionais relacionadas à psicopatia. Transtornos da Personalidade: Teoria, Pesquisa e Tratamento, 10 (2), 173-184. https://doi.org/ 10.1037 / per0000310

Viding, E., McCrory, E., e Seara-Cardoso, A. (2014). Psicopatia Biologia Atual: CB, 24 (18), R871-R874. https://doi.org/ 10.1016 / j.cub.2014.06.055

“O que você precisa saber sobre o que é o marketing digital? ”, Questionou. Os pássaros psicopáticos de uma pluma voam juntos? Traços de personalidade psicopática e preferências românticas. Journal of Personality, 87 (2), 341-362. https://doi.org/ 10.1111 / jopy.12394

(Fonte Original: psyciencia.com)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade por Naná cml para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here