Você está lutando com a depressão e se perguntando como parar de se sentir deprimido à noite?

A depressão é horrível e, por algum motivo, parece piorar à noite. Há algo sobre o pôr do sol e o silêncio que se instala que faz nossa depressão parecer mais profunda.

Vivi com depressão há anos e tenho algumas dicas para compartilhar com você que definitivamente o ajudarão a gerenciar sua depressão noturna.

No meu caso, há dois horários que precisam ser gerenciados: a hora da noite antes de dormir e a hora da noite em que acordo. Tenho dicas para os dois momentos da noite, porque são um pouco diferentes de lidar, acredito.

O que fazer à noite, antes de dormir:

1. Mantenha sua mente ocupada.

Uma parte importante de como parar de se sentir deprimido à noite é manter a mente ocupada durante a noite.

O problema da noite é que muitas vezes não temos o suficiente para fazê-lo, em vez de sermos produtivos, seguimos o caminho em direção a todas as coisas erradas em nossa vida que, em seguida, levam e aprofundam nossa depressão. É importante impedir que seus pensamentos sigam esse caminho antes mesmo de começarem.

Coisas como ler, assistir seu programa favorito no Netflix e conversar ou enviar mensagens de texto com um amigo são coisas que manterão sua mente ocupada durante a noite e longe de toda a conversa negativa.

Definitivamente, eu o encorajaria a ficar de fora das mídias sociais se estiver deprimido. Às vezes, as mídias sociais fazem você se sentir mais conectado ao mundo, mas, com mais frequência, as mídias sociais podem fazer você se sentir. Portanto, envie uma mensagem de texto para um amigo, mas passar horas no SnapChat ou no Instagram não será útil.

2. Faça coisas que o confortam.

Uma parte importante do gerenciamento de como parar de se sentir deprimido à noite é fazer as coisas que o confortam.

Para mim, uma xícara de chá e um banho quente contribuem bastante para me fazer sentir amada e confortada. Também tenho um cobertor pesado sobre o qual me enrolo quando assisto TV. Provou-se clinicamente que algo sobre o peso do seu corpo faz uma grande diferença para as pessoas que sofrem de depressão e ansiedade.

Temos uma matéria que fala detalhadamente sobre o uso de cobertores pesados para ajudar no combate da depressão, você vai acha-la aqui: https://www.fasdapsicanalise.com.br/estudo-comprova-que-dormir-com-cobertores-pesados-ajuda-a-combater-insonia-e-ansiedade/

Quais são as coisas que o confortariam à noite? Faça um balanço dessas coisas agora, à luz do dia, para poder prepará-las.

Sorvete e açúcar são coisas para as quais muitas pessoas recorrem, mas eu encorajo você a ficar longe dessas coisas à noite porque elas podem interferir no seu sono. Se você precisar de açúcar, quanto mais cedo à noite, melhor.

3. Jornal.

Se você achar que não foi capaz de impedir esses pensamentos negativos, uma boa coisa a fazer se estiver deprimido à noite é fazer um diário.

Há algo em tirar esses pensamentos negativos da sua cabeça e colocá-los no papel que os torna mais fáceis de gerenciar. Às vezes, quando vemos nossos pensamentos escritos no papel, eles se tornam menos poderosos porque podemos vê-los com mais clareza.

Se você não possui um diário oficial, tudo bem. Você pode simplesmente pegar um notebook e anotar as coisas ou, se quiser, pode usar o seu computador. Acho que usar uma caneta e papel é o mais eficaz para mim.

4. Saiba que a manhã chegará.

Uma parte importante de como parar de se sentir deprimido à noite é ter em mente que, não importa o que aconteça, a manhã e o sol chegarão.

Às vezes, essa depressão noturna nos faz pensar que nunca passaremos a noite, que nunca veremos a luz do dia. Que nossa depressão vai nos dominar e a noite nunca vai acabar.

Mas a noite nunca virou dia. E com o dia vem o trabalho, os amigos, as atividades e o sol. Mesmo se continuar, a depressão pode parecer não tão pesada durante a luz do dia.

O que fazer se você acordar no meio da noite:

1. Não fique deitado ruminando.

Se você acorda no meio da noite e descobre que sua depressão volta estrondosamente porque todos os seus pensamentos negativos acordam com você, uma coisa realmente importante a fazer é não ficar lá, ruminando.

Em vez disso, pegue seu livro ou uma revista, mas não o telefone, para distrair sua mente desses pensamentos. Dizem que ler por 20 minutos, se você acordar, aumenta suas chances de voltar a dormir do que se ficar deitado trabalhando, pensando nas coisas.

Portanto, mantenha algum material de leitura próximo à sua cama, para que, se você acordar à noite, não passe essas preciosas horas de sono em sua cabeça.

Você será muito mais capaz de enfrentar o dia seguinte se dormir o suficiente e isso, por sua vez, o ajudará a controlar sua depressão.

2. Use um aplicativo calmante.

Existem muitos aplicativos calmantes por aí agora que podem ajudar a aliviar sua ansiedade e depressão durante a noite. Eles usam meditação, música, palavras de afirmação e outros meios para ajudar seu corpo e mente a permanecerem calmos à noite.

Dê uma olhada e veja o que funciona para você.

3. Saiba que a manhã chegará.

Novamente, quando estamos acordados à noite, é difícil acreditar que as longas horas da noite terminem. Mas se sempre há algo em que você pode acreditar, é que o sol nascerá.

Portanto, não afunde na escuridão da noite. Espero que o amanhã chegue e, com ele, outro dia.

É bom para você ficar à frente da depressão e tentar descobrir como parar de se sentir deprimido à noite.

A depressão noturna pode ser completamente debilitante, mas administrá-la não é impossível.

À noite, esforce-se para manter a mente ocupada, consolar-se, escrever suas palavras e ter esperança para o amanhã. Durante a noite, tente novamente evitar que você o sabote e use esses aplicativos para ajudá-lo a voltar a dormir. Se você está enfrentando depressão e essas dicas não ajudarem , eu definitivamente o incentivaria a entrar em contato com o médico para conversar com ele sobre outras maneiras de gerenciar sua depressão. É importante ficar por dentro para não piorar.

Também oriento que procure atendimento em psicoterapia para compreender essas intromissões no seu sono, muitas vezes poucas sessões bastam para dirimir esse conflito.

Você consegue!

(Fonte: thoughtcatalog.com)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

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