No Japão, é exaltada uma arte tradicional de reparo em cerâmica chamada kintsugi, que consiste em reparar objetos quebrados usando um adesivo muito forte pulverizado com pó de ouro. Como resultado, a cerâmica não é apenas reparada, mas é mais forte que a original.

Em vez de esconder os defeitos e as rachaduras, eles são acentuados e comemorados, pois acrescentam um novo nível de complexidade estética e transformam essa peça em um trabalho único. Portanto, as peças reparadas aumentam seu valor, para os japoneses um objeto que foi quebrado é mais bonito e valioso porque tem muito mais a dizer.

Se assumirmos essa perspectiva em nossas vidas, se a aplicarmos a nossas experiências e problemas emocionais, poderemos nos tornar pessoas mais fortes e mais resilientes.

Ansiedade: um companheiro de viagem inesperado e indesejado

A ansiedade é a antítese da serenidade, por isso é compreensível que ninguém queira se sentir ansioso. Essa sensação difusa de angústia, medo e apreensão gradualmente tira todos os momentos da nossa vida, porque nos impede de desfrutá-los completamente, mantendo-nos presos no círculo vicioso que cria ansiedade ao nosso redor. É por isso que muitas pessoas sentem que a ansiedade implica uma luta constante.

A ansiedade geralmente vem sem aviso para se tornar um companheiro de viagem inesperado. No começo, é normal que você se sinta desconfortável ou até que você o odeie com todas as forças do seu ser. Você sente que chegou as ruinas, que perdeu a pessoa que costumava ser.

Se você sofre de ansiedade há muito tempo, é provável que ela ocupe todas as moléculas do seu corpo. Está sempre presente, acompanha você em todos os lugares, a ponto de se identificar completamente com essa ansiedade.

No entanto, você também é muitas outras coisas. De fato, dessa sensação desagradável, muitas coisas positivas podem surgir. A ansiedade também tem uma natureza criativa, pode gerar sensações, emoções e pensamentos que, bem utilizados, podem nutrir sua personalidade.

Um trampolim para se tornar uma pessoa mais forte e mais resiliente

Algumas pessoas sucumbem à ansiedade, outras ficam mais fortes. A diferença não está nas situações que eles tiveram que enfrentar ao longo da vida, mas na atitude que assumiram.

É verdade que nem sempre é possível banir a ansiedade de nossa vida, é difícil eliminar uma parte de quem somos, especialmente quando se trata de ansiedade. No entanto, algumas pessoas aprendem a lidar com essa ansiedade, controlá-la e até usá-la a seu favor.

Não há dúvida de que uma pessoa que consegue fazer um discurso, mesmo que tenha um grande susto no palco, tem muita coragem e força extraordinária. A mesma força que acompanha aqueles que ousam sair de casa todos os dias para enfrentar a vida, embora sua mente a bombardeie continuamente com discursos de fracasso.

É a força que aqueles que ousam ouvir suas emoções e sensações têm, em vez de tentar escondê-las. Essas pessoas estão conscientes de si mesmas, conhecem suas fraquezas e não fingem que são invulneráveis, mas lutam todos os dias para melhorar. Portanto, a ansiedade pode se tornar o trampolim que permite que você cresça e seja mais resiliente.

Você só precisa perceber tudo o que realizou

A ansiedade é um medo projetado no futuro, o que significa que seu inimigo natural é o passado. Ontem é história, por isso não pode assustá-lo ou gerar ansiedade.

Portanto, uma das estratégias para tirar o máximo proveito da ansiedade é olhar para trás honestamente, sem o filtro do ressentimento, da nostalgia ou do remorso, para que você possa estar totalmente ciente de tudo o que alcançou.

Você notará que essa jornada não foi “perfeita”. De fato, é importante que você reflita durante os períodos mais difíceis, porque quando tudo deu errado e você teve forças para sair desse buraco, foi quando você mais cresceu.

A certeza de que, aconteça o que acontecer, você pode e deve contar com a sua força interior, geralmente é suficiente para enfrentar qualquer tipo de medo ou ansiedade.

(Fonte Original: rinconpsicologia.com)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

(Imagem: Marcis Berzins)




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui