Muitos não entendem a depressão em parte porque é difícil imaginar – mas também, talvez, porque não querem entendê-la.

Quando estou deprimido, digo a todos que estou bem, ou não me sinto bem. Não digo a ninguém que estou deprimido, porque a depressão tem uma má reputação. Alguns podem dizer que você é apenas fraco.

Quando estou bem, que é na maioria das vezes, sou feliz, empático, curioso, motivado, aberto e amigável.

Quando a depressão toma conta, eu me viro para o oposto, entro em um estado mental negativo. É como cair em um buraco escuro e profundo e não ter escada para subir para ajudar a sair dele. Você fica preso na escuridão sentindo frio e entorpecido. Eu me torno uma pessoa má e às vezes digo ou faço coisas para machucar os outros, o lado escuro e feio de mim assume o controle.

Depressão isola totalmente.

Nos meus momentos mais sombrios, eu me isolo para evitar mostrar o meu lado feio. A depressão afeta não apenas a mente, mas também o corpo, não consigo comer, não consigo dormir, ou durmo demais, começo a tropeçar quando caminho ou fico incapaz de andar em linha reta. Eu sou mais desajeitado e propenso a acidentes.

Na depressão, você se torna, em sua cabeça, bidimensional – mais como um desenho do que como uma criatura viva e inspiradora. Você não pode conjurar sua personalidade real, da qual só se lembra vagamente, em um sentido teórico.

Em um estado grave de depressão, você se torna uma espécie de fantasma meio-vivo.

Há um sentimento pesado em seu peito, como quando alguém que você ama muito morreu; mas ninguém tem – exceto você. Quando você olha no espelho, vê apenas olhos mortos. Não há faísca. Sem alegria Sem esperança. Você quer saber como conseguirá existir no outro dia.

No seu interior, há uma tempestade escura.

Mesmo que nada estivesse errado antes do episódio, tudo parece errado quando ela desce. De repente, ninguém parece amoroso ou amável. Tudo é irritante. O trabalho é chato e insuportável. Qualquer atividade exige muito mais esforço, o que foi desafiador parece avassalador; o que estava triste parece insuportável; o que parecia alegre parece prazeroso ou, na melhor das hipóteses, uma gota passageira de prazer em um oceano de dor.

A depressão maior parece uma dor intensa que não pode ser identificada em nenhuma parte específica do corpo.
É mais doloroso do que qualquer dor física que já experimentei. E NINGUÉM pode vê-la. As pessoas parecem distantes, do outro lado de uma bolha de vidro. Ninguém parece entender ou se importar, e as pessoas parecem hipócritas.

Eu poderia escrever um livro sobre como é a depressão, no entanto, acho que há coisas positivas sobre a depressão. Ela me inspirou de maneiras que eu não seria capaz sem sofrer depressão e sentir tanta dor, eu nunca teria examinado minha vida suficientemente para me tornar um escritor. E acima de tudo, a depressão, em quase todos os casos, mais cedo ou mais tarde aumenta, e você se torna “normal” novamente.

Eventualmente …

Quando as pessoas tentam me fazer olhar para o lado positivo, agradecer, mudar meus pensamentos, elas nunca conseguem. É difícil descrever tudo isso de uma maneira que alguém que nunca tenha experimentado possa entender.

Não é possível que alguém entenda como é realmente ter depressão clínica, a menos que você mesmo tenha sofrido. Eu gostaria que as pessoas percebessem que a depressão é muito, muito mais grave do que apenas “ter tristeza” ou se sentir “triste”. É uma doença debilitante, sugadora de almas, que é tão grave que agrega quase um milhão de vidas por ano em todo o mundo. Portanto, se você conhece uma pessoa que a possui, não diga apenas para “se recomporem” ou simplesmente “superá-la”.

Em vez disso, ouça-as. Dê apoio. E o mais importante, seja amigo.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

(Fonte: thoughtcatalog.com)




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui