O que acontece no Facebook fica no Facebook? Talvez não.

Considerando o quanto tempo que passamos em redes sociais, faz sentido que nossas interações online possam afetar nosso comportamento offline. E os pesquisadores estão vendo que cada vez que este é o caso, para melhor e para pior.

Vamos começar com o “melhor”. Uma pequena pressão dos colegas online pode estimular as pessoas a fazer mudanças saudáveis em suas vidas. Um estudo analisou dados de 6 milhões de usuários de um aplicativo fitness ao longo de cinco anos.

O aplicativo, que acompanha a atividade física dos usuários, tem um recurso de rede social que permite aos usuários conectarem-se com amigos e compartilharem seus dados publicamente. E descobriu-se que esse recurso funciona – se conectar com outras pessoas online fez usuários mais ativos fisicamente na vida real.

Especificamente, os pesquisadores descobriram que a criação de novas conexões fez usuários darem cerca de 400 passos a mais por dia em média, um aumento de 7%. Mais conexões sociais também levou as pessoas a usarem o aplicativo com mais frequência manterem-se usando-o por mais tempo.

Se a rede social pode motivar as pessoas a tornarem-se mais ativas fisicamente, há uma boa chance de que poderia ajudar as pessoas a fazer outras mudanças saudáveis em suas vidas também. Por exemplo, alguns pesquisadores têm proposto que poderia ser usada para intervenções dietéticas.

Claro, as mídias sociais também podem influenciar o comportamento offline das pessoas de forma negativa. Um estudo descobriu que ser exposto a representações de fumar em mídias sociais fez adultos jovens mais propensos a fumar posteriormente. E cyberbullying é um comportamento de mídia social que tem consequências off-line muito reais.

Finalmente, algumas das formas pelas quais redes sociais podem influenciar escolhas offline das pessoas não são nem claramente boas nem más. Um estudo de 2015 mostrou que as interações de mídia social orientam o comportamento de compras das pessoas na China e os Estados Unidos – o que poderia ser bom ou ruim dependendo do contexto.

Uma coisa é clara: como criaturas sociais, nós somos suscetíveis à influência social, e interagir online não muda isso. Mas estarmos cientes deste fato abre todos os tipos de novas possibilidades interessantes para intervenções de saúde física e mental.

(Fonte: psicoativo)

*Texto publicado  com a autorização da administração do site.




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui