Certa vez uma moça chegou a um consultório reclamando de muitas dores de cabeça, dores insuportáveis. A moça disse para a Dra.: -Está doendo muito, insuportavelmente! Mas eu tenho que ser forte!

A médica, por sua vez incisivamente retrucou questionando: – Quem disse que você precisa ser forte? Pode chorar se quiser.

Antes da terapia eu tinha o costume de ver muitos vídeos motivacionais que nos mandam mirar nas estrelas, correr atrás do seu destino, ou ficar 48 horas sem dormir! Mas quando você chegar lá no seu objetivo, você realmente vai olhar para trás e dizer que valeu a pena? Ou vai se queixar por ter perdido seu tempo por ter dado voltas para chegar no mesmo lugar? Quem garante?

Ando lendo muitos textos que lhe incitam a ser diferente, confundem sair da zona de conforto com fazer o contrário do que você quer. E não é bem por aí.

É válido você lutar por uma meta, sair da sua zona de conforto. Mas amanhã o dia nascerá com sol ou sem sol para você progredir passo a passo. Você não precisa agir de maneira oposta a que você gosta, a que lhe faz ser o que você é. Se dói, dói e ninguém tem nada a ver com isso se você quiser chorar.

O fato é que lemos tantos textos dizendo como devemos ser (espontâneos, diferentes, fortes, “se apaixone por alguém que(…)” que já ficou repetitivo e chato. Tanto que o leitor já não se emociona mais para tentar mudar na segunda-feira. Está cansado de ser mandado ser o que não é, e fazer o que não vai conseguir.

Conforme a médica havia dito para a paciente, você não precisa segurar o choro para vencer a dor. Você não precisa dormir 3 horas por noite pra ser uma pessoa de sucesso (o que é uma pessoa de sucesso?), você não precisa seguir os conselhos de quem não está sob sua pele. Com a ressalva de se permitir às reflexões que seu terapeuta lhe propõe.

O único conselho que dou é que seja intenso, seja na persecução de suas metas seja na percepção dos seus pensamentos, seja intenso no amar, no sentir, no ser grato.

Não garanto que lhe trará o amor de volta em 3 dias mas certamente te permitirá ser mais amado.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Willian de Souza e Silva
Funcionário público, graduando em direito, amante da psicologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here