Muitas pessoas choram com alguma facilidade, com cenas de filmes ou outras coisas do foro emocional. E não há nada de vergonhoso nisso, é uma coisa normal, mesmo que sejas um homem.

Sim, porque o ditado antigo diz que os “homens não choram”, mas isso talvez não seja bem assim, os homens também tem emoções. E para aqueles que provavelmente dizem que isso é para os fracos, desenganem-se, isso está longe de ser verdade.

Quantos de vocês, quando estão assistir a filmes com companhia, não tentaram esconder que estão bastante emocionados? Não há nada de errado com isso, é uma reacção natural a um estimulo que nos causa aquelas lágrimas. Mas nem sempre choramos por coisas negativas, também choramos por alegria, certo?

CHORAR DE ALEGRIA INDICA QUE ÉS UMA PESSOA COMPREENSIVA

Apesar de termo completa noção de que um filme não passa de pura ficção, quando estamos assistir a uma história somos “transportados para outra dimensão” e acabamos por ter sentimentos reais. E se estamos a chorar com a personagem é sinal que estamos a simpatizar com a personagem envolvida.

Na verdade o que acontece é que nós conseguimos colocar-nos no lugar da personagem e sentimos exactamente o que eles estão a sentir se estivéssemos a passar pelas situações que eles estão a passar. Isso faz de nós pessoas extremamente compreensivas.

“EXISTE ALGUMA EXPLICAÇÃO RACIONAL PARA ISTO”

Segundo uma pesquisa realizada na Claremont Graduate School, durante um filme quanto maior seja a carga emocional mais libertamos oxitocina, que é a hormona que nos ajuda a estabelecer conexões com outras pessoas. Portanto torna-mo-nos pessoas mais afectuosas e amigáveis. O facto de nos sabermos conectar dessa forma, significa que somos pessoas fortes, pois temos capacidade de sentir as “dores” das outras pessoas e não o contrário.

CHORAR ALIVIA A ALMA E MELHORA O NOSSO ESTADO DE ESPÍRITO

Durante períodos da nossa vida que somos deparados com dificuldades, achamos que sorrir e tentar esquecer é a melhor maneira de sair do estado de depressão. E sim na verdade pode ajudar, é preciso sorrir mesmo em tempos adversos. Mas chorar também permite aliviar um pouco o teu stress.

Esta foi a conclusão a que chegaram os pesquisadores de um estudo realizado pela Universidade de Tilburg. Portanto sim, podes ver filmes que te fazem chorar como uma “madalena arrependida”, porque isso vai melhorar o teu estado de espírito.

Se calhar muitos de vocês podem até não se identificar, mas todos nós temos aquele amigo que chora durante o filme. Posto isto, para o choro ter o efeito desejado e neste caso ser benéfico, tens de deixar fluir livremente, portanto não tenhas vergonha, nem deixes os outros que choram incomodados, pois isso não deve ser controlado.

PESSOAS FORTES NÃO CONTROLAM O CHORO

Segundo um estudo descobriu-se que durante a visualização de um filme as pessoas sentem-se tristes e começam a identificar-se com as personagens e isso dá-lhes vontade de chorar. A medida que as lágrimas caem elas começam a sentir-se melhor ao contrário de aquelas que se reprimem respirando fundo e engolindo o choro.

Embora tudo pareça negativo, o facto de deixarem fluir o choro, as pessoas sentem-se aliviadas e no final o estado de espírito melhora imenso, fazendo com que se sintam mais leves e mais descansadas.

As pessoas que choram sem vergonha, sabem que isso é positivo para elas. Elas sabem que ao desabafar e conectar-se com os outros vão sentir-se bem melhores e por isso estas pessoas não fracas. Agora já sabes, talvez não sejas tão forte quanto imaginas e reprimir os teus sentimentos é talvez o teu maior sinal de fraqueza.

(Fonte: mulhercontemporanea.com – nós indicamos este site ?)




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui