O amor é algo que não se explica, mas sente-se. Contudo, existem vários tipos de amor.

Segundo um psicólogo americano chamado Robert Sternberg, o amor é constituído por três elementos: intimidade emocional, paixão e compromisso, e por isso decidiu destacar sete tipos de amor que existem entre casais.

Apesar do sentimento ir mudando ao longo do tempo e o tipo de amor poder alternar à medida que os anos vão passando, poucos são os casais que vivem o último. Contudo, se você e o(a) seu(sua) parceiro(a) ainda não chegaram a essa fase, a verdade é que podem apenas precisar de mais algum tempo.

1. PAIXÃO

Este é o período em que as pessoas mal se conhecem, mas sentem uma atração mútua. Num relacionamento deste tipo, as duas pessoas geralmente não têm a menor ideia se têm ou não algo em comum, mas permanecem juntas de qualquer maneira. Segundo psicólogos, essa paixão pode transformar-se em algo mais completo ao longo do tempo, mas isso nem sempre acontece.

2. GOSTOS

Neste tipo de relacionamentos, as pessoas geralmente estão unidas por interesses comuns, visões da vida e o sentimento de ser compreendido. Os psicólogos acreditam que tal intimidade sem paixão e compromisso resultará mais provavelmente num amizade do que em amor pleno.

3. AMOR VAZIO

Casais que experimentam este tipo de amor só têm compromisso sem intimidade e paixão. Às vezes, esse tipo de relacionamento aparece depois de um amor grande e fervoroso, e às vezes é vice-versa: as pessoas que experimentam o amor vazio podem mudar, o que aumenta a paixão pelos seus sentimentos.

4. AMOR TOLO

Este tipo de amor inclui compromisso e paixão e é familiar para muitos casais. Este é o tipo de amor que existe quando duas pessoas são realmente atraídas uma pela outra e estão prontas para seguir certas tradições como casamentos, trocar votos e compartilhar deveres domésticos, mas não têm intimidade verdadeira. Os psicólogos pensam que esses casais podem viver juntos por muito tempo, mas a sua felicidade é relativa. Na verdade, elas não pensam no parceiro como um amigo.

5. AMOR ROMÂNTICO

Este tipo de amor inclui paixão e intimidade. Os casais deste tipo de relacionamento são atraídos um pelo outro e sentem-se à vontade um ao lado do outro, mas não estão prontos para assumir compromissos sérios. Relacionamentos deste tipo geralmente não atingem o nível de coabitação ou casamento.

6. COMPANHEIRISMO

O amor companheiro consiste em compromisso e intimidade. Estes relacionamentos são muito mais fortes do que uma amizade comum, e há um verdadeiro apego entre os parceiros. No entanto, este é um acordo bastante casto porque esse tipo de amor não tem paixão. Os psicólogos dizem que esse tipo de relação pode surgir após longos anos de convivência ou casamento.

7. AMOR CONSUMADO

Este amor consiste em todos os três componentes: paixão, intimidade emocional e compromisso. É claro que os níveis deles nem sempre são iguais, mas é importante observar que eles estão todos aqui. Raramente podemos ver este tipo de relacionamento, mas se as pessoas conseguem construí-lo, elas realmente se amam. Esses casais provavelmente serão capazes de viver uma vida longa juntos e desfrutar do seu casamento.

(Fonte Original: brightside.me)
*Texto traduzido e adaptado pela equipe Fãs da Psicanálise.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here