Sabe aquelas pessoas que dizem amar tudo? Amam chocolate e salada, amam esporte e meditação, amam ler e viajar, amam praia e montanha… Amar, amar e amar… que delícia viver assim!

Acontece que amar pessoas é completamente diferente de amar comidas, lugares, atividades, coisas e momentos. Não entro no mérito se é a palavra certa para tudo isso ou não, cada um fala do seu jeito.

Mas o fato, é que o sentimento de amar alguém, é completamente diferente de amar todo o resto, por motivos óbvios.

Tendo isso em mente, acredito que quem utiliza esse termo no cotidiano para expressar gostos, emoções e favoritismos, deve tomar um cuidado redobrado ao falar um “eu te amo” para alguém. Muito mais do que as pessoas que não são “íntimas” dessa palavra, pelo simples motivo de que a chance delas estarem confundindo as coisas são bem maiores.

Explico: quando você ama uma comida, você ama a sensação de água na boca, a sensação de bem estar que ela pode te causar e, por aí vai. A mesma coisa quando você ama uma cidade: na verdade você está amando todas as maravilhas que aquele lugar te proporciona: as oportunidades de lazer, de trabalho, as lembranças afetivas, o clima, o jeito das pessoas que moram la, etc.

Outro exemplo, se você ama pilates é porque você ama se sentir flexível, forte e com boa postura… Este “tipo” de amor é chamado utilitário, ou seja, eu amo porque tenho benefícios, incentivos, vantagens, lucros, proveitos… Amo ou porque me faz bem ou porque evita algum mal.

Mas amar alguém é mais do que um jogo de interesses de satisfação própria. É muito mais do que “colocar na balança aspectos positivos e negativos e se tiver mais coisas boas é amor”.

Amar um ser humano não tem a ver com o que a outra pessoa vai oferecer, no sentido de sanar expectativas e idealizações. Não tem a ver se ela vai ser útil ou representar um papel importante na sua vida.

Tem menos a ver ainda com sentimentos de posse. E, por incrível que pareça, não tem a ver com reciprocidade. Sim, é possível (e até bem comum) amar alguém que não te ama, seja dentro da família, com amigos ou em relações amorosas.

Sabe por quê? Porque o amor está na apreciação, na admiração, no querer bem independente de qualquer coisa, na felicidade de ver o outro feliz.

Leia mais: Não temos nada a ver, mas eu te amo

Amar é torcer constantemente para aquela pessoa alcançar todos os sonhos; é aceitar que o caminho dela pode ser diferente do seu; é dar um sorriso ao lembrar dela, mesmo que vocês passem anos distantes.

É incluí-la nas suas orações ou nos seus pensamentos positivos. É estar disponível para um abraço aconchegante. É se tornar uma pessoa melhor quando vocês estão juntos.

Percebe a diferença entre amar uma pessoa e uma coisa? Amar genuinamente alguém é uma construção! Tem que ser! Por isto desconfio de quem solta um “eu te amo” na primeira semana de namoro.

No meu ponto de vista um “eu te adoro” ou um “eu gosto de você” seria tão mais sincero, tão mais bonito e tão mais romântico no princípio de qualquer relação.

Conversei outro dia com uma amiga sobre isso que chamo de “banalização do amor”. Ela não vê problemas, é a favor da livre expressão dos sentimentos. Eu também sou, mas será que sabemos separar o gostar do amar?

Acredito que são sentimentos bem diferentes. Às vezes você passa anos ao lado de alguém e nem sabe se ama mesmo, como ter certeza em pouco tempo de convivência? E pior, é justo com a pessoa que escutou isso?

Criar toda uma expectativa, uma segurança de amor que, muitas vezes, é ilusória? E depois? É fácil dizer que não ama mais? “Desculpa, te amei por 2 meses, juro que foi real, mas acabou, fica bem tá? Tchau!”

Dizem que tudo que vem muito rápido vai muito rápido também…

O mundo está precisando de mais amor, é verdade, mas não é sair por aí gritando aos quatro cantos que você ama tudo e todos que essa questão vai ser resolvida. Até porque falar sem sentir e sem agir traz sérias consequências. Esse texto foi direcionado para as pessoas, digamos, intensas.

Leia mais: Como identificar, evitar e correr dos tipos de homens que não merecem o seu amor e sua atenção?

Queria dizer que dá pra ir com calma sim, dá pra ser intenso sem ser falso, dá pra ser cuidadoso sem deixar de ser extrovertido, dá pra falar um “te adoro” com lágrimas escorrendo no rosto, dá pra falar “gosto de você” com as mãos trêmulas e o coração batendo forte.

Também dá para falar com o olhar. Dá para falar com um arrepio. Dá para falar até em pensamento. Portanto, muita calma nessa hora! O amor precisa do tempo de maturação.

Como diz a letra de uma das músicas brasileiras mais lindas de todos os tempos:

“Não se afobe, não

Que nada é pra já

O amor não tem pressa

Ele pode esperar em silêncio

Num fundo de armário

Na posta-restante

Milênios, milênios

No ar (…)”

Chico Buarque

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?




Psicóloga e mestre em Psicologia Social. É colunista do site Fãs da Psicanálise.

8 COMENTÁRIOS

  1. Discordo, o amor não pode esperar, o amor não tem a ver com o tempo. Eu perdi alguém q eu amava muito, e agradeço por ter me despedido dele pela última vez com um eu te amo! Ele morreu. O Amor não pode esperar quando é verdade! Se vc ama, se sente tem q dizer sim….

  2. Eu concordo , estou em um relacionamento sério a mais de um ano e nunca disse para ele ” eu te amo ” . E sim ” eu te adoro”, “eu gosto muito de você”, o ato de gostar realmente de alguém está nas atitudes , no carinho, gestos e não em palavras .

  3. Esse texto mostra uma visão sobre se expressar , não é que seja correta ou esteja errada , é apenas uma forma , um ângulo , de ver as coisas , cabe bem na imaturidade , na juventude , mas qdo se é um homem ou mulher com uma certa bagagem , sabe-se melhor o que sente pelo outro , uma pessoa madura tem a certesa de uma coisa, a vida passa rápido , não tem por que segurar sentimentos dentro de si , pode-se olhar dentro dos olhos de uma pessoa que se conheceu ontem e dizer : Eu Te Amo….. O tempo é um dos Deuses mais lindos , nos trás a consciência de qto a vida é sagrada , então , se é do fundo do seu coração , se é com a alma livre , não perca Tempo , diga Eu Te Amo . Isso tbm é uma forma de pensar , qdo sentir que amas uma pessoa no primeiro minuto do primeiro encontro , não espere um ano , não espere , diga logo : Eu Te Amo , muitooooooo……

  4. Balela de quem nunca amou……..isso significa egoismo…nao querer se entregar e ficar fazendo charminho, desculpa as pessoas nao tem maios tempo para charminhos e joguinhos…..ou ama ou nao ama…

  5. Vi meu amor em sonhos, depois de mais de 1 ano vi ele pessoalmente e meu coração quase explodiu de emoção, foi exatamente como no sonho o que eu senti, estamos namorando e o que sentimos um pelo outro é algo incrível e parece que se conhecemos a anos, em 1 mês de namoro já começamos a nos declarar, não só com palavras, mas com atitudes tbm. E a cada dia é mais intenso, pois se entregamos de corpo e alma. Então diga sem medo de amar, eu te amo… a não ser que vc é uma geladeira, então vai aprender a se amar primeiro antes de querer entrar em um relacionamento.

  6. Bem isso mesmo hoje em dia os relacionamentos são muito precoces por isso de tanta separação pessoas frustradas com relacionamento e cada dia mais se fechando para algo tão lindo e maravilhoso que é o amor… muitos se conhecem hoje namoram amanha e casam semana que vem… na minha opinião um relacionamento tem que começar com calma conhecendo um ao outro tem que construir um alicerce forte entre ambos quando vier as diversidades as dificuldades e as lutas para que tenham a confiança a reciprocidade entre os dois… um relacionamento e levado muito na brincadeira nos dias de hoje por isso que um te amo ou te adoro por muitas vezes só sai da boca pra fora mas quando e do coração ai sim e emocionante o coração acelera as mãos começam a suar fica todo tremulo voz tremula e as vezes ate lagrimas nos olhos isso sim e um verdadeiro te adoro ou te amo…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui