Se você acha que em tempos de internet esse é um costume que está se perdendo, vem ver o que a gente achou por aí. Clubes de leitura que vão aumentar o seu repertório literário e de quebra propiciar novas amizades.

O índice de brasileiros que se considera leitor subiu 1% em oito anos — de 55%, em 2007, para 56% em 2015 — ainda assim, 44% da população afirma não ter hábito de leitura, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) em 2015 e divulgada em maio do ano passado.

Curitiba para adultos

Nas últimas quartas-feiras de cada mês três ou quatro pessoas se reúnem pela manhã na Casa da Leitura Maria Nicolas, no bairro Santa Felicidade. Acomodados em uma roda, fazem a leitura conjunta de um livro escolhido por Daniele Lourenço de Campos, mediadora e idealizadora do clube da leitura. O clube é voltado para amantes dos livros acima dos 50 anos. “Não é apenas para pessoas mais velhas, mas mesmo os mais jovens que vão já estão na faixa de 40 anos”, ressalta Daniele.

Endereço: Rua Santa Bertila Boscardin, 231, Santa Felicidade, Curitiba.

Curitiba para crianças

Na Casa da Leitura Marcos Prado, no bairro Boqueirão, há um clube da leitura voltado para crianças. O mediador começou o projeto no início deste ano, com textos leves e curtos.

O grupo é fixo e criado mediante inscrição. As crianças entre 6 e 12 anos, já alfabetizadas, têm prioridade. No período da manhã o grupo tem 5 crianças e a tarde 11 crianças.

A inscrição deve ser realizada diretamente na casa. Os pais devem levar documento original com foto e comprovante de endereço.

A criança também pode fazer o empréstimo de livros. Os encontros acontecem toda terça-feira, das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30.

Endereço: Rua Pastor Antônio Polito, 2200, Boqueirão, Curitiba.

Causos, poesia e viagem

Todo mundo já ouviu um causo ou um conto do avô, que ouviu do avô e assim a coisa vai. A sabedoria popular é incrível e como quem conta um conto

aumenta um ponto, o SESC Água Verde realiza a Oficina de Contos, Causos e Poesias todas as quintas, das 14h às 15h30, para manter viva essa tradição. A oficina é gratuita, mas é preciso fazer a sua inscrição pelo SAC para participar.

Você conhece alguém que gosta de viajar e não conta histórias? Isso é praticamente impossível. O grupo Diários de Viagem, que acontece às quartas (das 14h às 15h30) e sábados (das 10h às 11h30), dá espaço para essas histórias todas de um jeito bem especial, com direito a passeios e tudo. Além disso, o pessoal do SESC Água Verde também deixa um tempo para falar sobre roteiros, malas e até mesmo dicas para tirar fotos incríveis!

Endereço: Av. República Argentina, 944 – Água Verde, também em Curitiba

Leia Mulheres

O clube da leitura Leia Mulheres nasceu inspirado no projeto #readwomen2014 (#leiamulheres2014), hashtag criado pela escritora britânica Joanna Walsh com o intuito de incentivar a leitura de escritoras mulheres. Um ano depois, em 2015, Juliana Gomes, de São José dos Pinhais, junto com as amigas Juliana Leuenroth e Michelle Henriques, decidiu transformar essa ideia em encontros presenciais em livrarias e espaços culturais.

A iniciativa possui foco em literatura feminina e acontece em diversas cidades do país. Em Curitiba, o clube tem encontros praticamente todo mês, em lugares diferentes. Para saber qual é o próximo você deve acessar o site e acompanhar a programação. São diversos encontros em que são debatidas as obras escolhidas de acordo com título e local da publicação. Um programa delicioso e diferente para ir com as amigas, mãe, avós e tias.

O Leia Mulheres Curitiba tem um grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1666205436983894/

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here