Filosofia de vida é uma expressão que serve para descrever um conjunto de ideias ou atitudes que fazem parte da vida de um indivíduo ou grupo.

A filosofia de vida também pode ser uma conduta que rege a forma de viver de uma pessoa. Muitas vezes essas normas são marcadas por uma religião, como por exemplo: filosofia de vida budista, filosofia de vida cristã, etc.

É importante ressaltar que a filosofia de vida varia de acordo com o contexto de cada um, e pode ser influenciada ou alterada de acordo com fatores sociais, econômicos ou políticos. Esta expressão também está relacionada com o sentido crítico e define a forma como cada pessoa constrói os seu sistemas de valores que fazem parte da sua vida e indicam como ela vai ser vivida.

Por vezes as filosofias de vida entram em debate, quando pessoas discordam sobre vários temas. A principal razão para conflitos de filosofia de vida são diferenças culturais. Você com certeza já ter ouvido alguém dizer: “Ninguém gosta dele porque ele tem uma filosofia (estilo) de vida muito estranha” ou “diferente da minha”.

O conceito de filosofia está relacionado com a busca incessante pela sabedoria. Assim, uma filosofia de vida também inclui a busca pelo autoconhecimento e por normas que atribuam estabilidade para um determinado indivíduo.

E que tal você descobrir qual filosofia você tem praticado sem nem ao menos perceber?

*As nossas postagens são produzidas com o intuito de informar e não substituem a opinião de um profissional de saúde, um diagnóstico médico ou os tratamentos já prescritos.

Quer fazer parte de um grupo só de testes? Clique aqui!

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here