Uma das melhores maneiras de demonstrar seu interesse pelas pessoas e estabelecer relacionamentos é a capacidade de saber escutar. Escutar é uma habilidade que precisa ser desenvolvida, pois não nascemos com ela.

Gostamos mais de falar do que de escutar e poucas vezes nos concentramos em realmente ouvir. Confundimos escutar com ouvir.

Quando escutamos, isto é, prestamos atenção, somos capazes de entender melhor quem a pessoa é, sua forma de pensar e de agir. A capacidade de saber ouvir atentamente é uma das competências mais importantes que podemos desenvolver, a condição de resolver conflitos e estabelecer entendimentos proveitosos tanto no ambiente de trabalho quanto familiar.

Geralmente, pessoas que falam demais, possuem um baixo nível de autocrítica, o que lhes permite acreditar que suas histórias, intermináveis, são do interesse de todo mundo.

Os tagarelas incorrem sempre no seguinte comportamento verbal: repetem as mesmas histórias várias vezes, fazem constantemente alusão ao passado, dão conselhos que ninguém pediu e subestimam a capacidade de compreensão do outro, por isso se atém aos mínimos detalhes.

Mas agora você é de qual time? Dos tagarelas ou dos que ouvem mais? Faça o teste e descubra!

*As nossas postagens são produzidas com o intuito de informar e não substituem a opinião de um profissional de saúde, um diagnóstico médico ou os tratamentos já prescritos.

Quer fazer parte de um grupo só de testes? Clique aqui!

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here