A palavra emoção vem do latim emovere: o “e” significa energia, enquanto “movere” significa movimento. Ou seja, toda emoção existe para movimentar a vida e mudar o que está em desequilíbrio.

As emoções são um conjunto de respostas químicas baseadas nas memórias emocionais, que surgem a partir das rotas neurais e hormonais gerada quando o cérebro recebe um estímulo externo.

A principal função das emoções é gerar respostas e comportamentos que garantam a sobrevivência do indivíduo diante de um estímulo externo, seja para proteger ou impulsiona-lo a realizar algo.

As 4 emoções básicas do ser humano são medo, raiva, tristeza e alegria. Entenda como elas agem de forma consciente e inconsciente nas nossas vidas:

Medo: mecanismo de proteção contra perigos reais ou criados pelo inconsciente;
Raiva: energia de movimento que impulsiona o indivíduo a agir para superar as dificuldades de forma construtiva ou destrutiva;

Tristeza: sinaliza quando algo já não faz mais sentido na vida e permite a descoberta de novas fontes de felicidade;
Alegria: o propósito de todas as coisas, funcionando como um combustível que nos ajuda a superar as dificuldades da vida.

Um dos testes mais divertidos – e úteis. Afinal, é útil saber o estado de espírito de sua esposa, de seu chefe, de seus pais…

*As nossas postagens são produzidas com o intuito de informar e não substituem a opinião de um profissional de saúde, um diagnóstico médico ou os tratamentos já prescritos.

Quer fazer parte de um grupo só de testes? Clique aqui!

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here