Novas pesquisas sugerem que sonhar acordado, ou estar em seu próprio mundinho, pode não ser um exemplo de desatenção ou desrespeito, e sim sinal de capacidade intelectual aprimorada.

Investigadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia acreditam que sonhar acordado não é necessariamente uma coisa ruim. Pode ser um sinal de que você é realmente inteligente e criativo. “As pessoas com cérebros mais eficientes podem ter muita capacidade cerebral e não conseguem impedir que suas mentes viagem”, disse Eric Schumacher, professor de psicologia da Georgia Tech e coautor do estudo.

A coautora principal, Christine Godwin Schumacher, e sua equipe de pesquisa mediram os padrões cerebrais de mais de 100 pessoas enquanto estavam em uma máquina de ressonância magnética. Os participantes foram instruídos a focar em um ponto fixo de fixação por cinco minutos. Seu estudo foi publicado na revista Neuropsicologia.

A equipe da Georgia Tech analisou os dados para identificar quais partes do cérebro trabalhavam em uníssono. Uma vez que descobriram como o cérebro trabalha em conjunto, a equipe comparou os dados com os testes que avaliavam capacidade intelectual e criativa. Os participantes também preencheram um questionário sobre o quanto sua mente divaga na vida diária.

Aqueles que relataram sonhar acordado mais frequentemente pontuaram mais na capacidade intelectual e criativa e tiveram sistemas cerebrais mais eficientes medidos na máquina de ressonância magnética. Schumacher afirma que maior eficiência significa mais capacidade de pensar, e o cérebro pode ficar perambulando quando realiza tarefas fáceis.

Leia Mais: Como é uma pessoa muito inteligente?

Como você pode saber se seu cérebro é eficiente? Uma pista é que você pode entrar e sair de conversas ou tarefas quando apropriado, então, naturalmente, sintonizar novamente sem perder pontos ou etapas importantes. “Nossas descobertas me lembram o professor distraído – alguém que é brilhante, mas fora do seu próprio mundo, às vezes alheio ao seu próprio ambiente”, disse Schumacher.

“Ou crianças em idade escolar que são intelectualmente avançadas demais para as aulas. Embora possa levar cinco minutos para seus amigos aprenderem algo novo, eles descobrem isso em um minuto, depois dão uma olhada e começam a sonhar acordados”.

Godwin e Schumacher acham que as descobertas abrem as portas para pesquisas posteriores para entender melhor quando a perambulação mental é prejudicial e quando é realmente útil.

(Fonte: psychcentral)
*Traduzido e adaptado pela equipe Fãs da Psicanálise

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here