A inveja é uma emoção que, às vezes sentimos sem que estejamos conscientes dela. Ela afeta os nossos relacionamentos interpessoais e pode dificultar nossa conexão com os outros. Ser invejoso é ter um sentimento de caráter desagradável que surge ao cobiçar o que outra pessoa possui ou alcançou.

O termo inveja provém do latim “invidere”, que significa “olhar com maus olhos”. O invejoso olha com maus olhos as qualidades, êxitos ou bens materiais dos outros. Constituem para ele uma fonte de sentimentos desagradáveis e de profunda insatisfação. A inveja é muito destrutiva e precisamos aprender a deixá-la para trás para nos sentirmos bem.

Inveja: será que os outros são melhores do que eu? Esta é uma pergunta que todos nós deveríamos fazer. Por que acreditamos que aqueles que conseguiram o que também desejamos são melhores do que nós?

Precisamos acreditar que ninguém é igual a ninguém e essa diferença é que nos torna únicos. Ninguém é melhor do que você por ter conseguido o que você gostaria muito de ter.

É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha sentido inveja ao longo da sua vida. Embora quase ninguém reconheça ser invejoso, basta observar alguém que alcançou muitas conquistas em pouco tempo para percebermos como a pessoa se torna objeto de uma inveja disfarçada de críticas.

E a inveja branca? Ela realmente existe?
Às vezes dizemos sentir inveja de alguém porque admiramos suas qualidades ou como a pessoa tira partido das suas habilidades. Gostaríamos de ser como ela nesse sentido. Admirar alguém ou querer ser tão bem-sucedido quanto ele não tem nada a ver com a inveja. Algumas vezes se trata, mais do que inveja, de ciúmes. A pessoa sofre quando outros conseguem o carinho ou admiração que gostaria que certas pessoas lhe dessem de forma exclusiva.

Por fim, não há que se confundir a inveja com o desgosto que pode surgir ao ver o sucesso ou a sorte de uma pessoa por quem nutrimos sentimentos de ódio ou desejos de vingança.

Sinais de que existe alguém com inveja de você
Uma amizade verdadeira é aquela que ajuda você a crescer e a ser uma pessoa melhor. Contudo, você já deve ter se perguntado em alguma ocasião se suas amizades têm inveja de você. Aqui estão sinais de que há inveja:

Leia Mais: Inveja: o mais “embaraçoso” dos pecados

– Suas amizades se afastam quando você alcança algum triunfo ou sucesso.
– Às vezes suas amizades não guardam os segredos que você lhes confiou.
– Se suas amizades falam mal de outras pessoas, é possível que também façam o mesmo com você.
– Seus amigos ocultam a verdade de você através de falsos elogios.
– Estão com você nos momentos bons, mas nos momentos ruins deixam você sozinho.

Conselhos para enfrentar uma pessoa invejosa
Em primeiro lugar é aprender a reconhecê-la. Em segundo lugar, uma vez reconhecida essa pessoa, pode ser conveniente seguir os seguintes conselhos para enfrentá-la:

– Preste atenção aos comentários negativos que essa pessoa fizer. Quando tiver feito 3 desses comentários ruins, encerre a conversa;
– Rodeie-se de pessoas que apoiem você;
– Comente com essa pessoa que você fica incomodado com o seu pessimismo. Isto pode levá-la a repensar o jeito como trata você;
– Elogie a pessoa que o inveja, uma maneira de desarmá-la;
– Compartilhe as suas dificuldades e qualidades negativas com ela. Ela poderá perceber que você não é perfeito;
– Ajude-a a melhorar. Com frequência, as pessoas invejosas têm uma falta de autoestima.

Se nada disso funcionar, o melhor que você pode fazer nesses casos é se afastar dessa pessoa. Não tem problema algum mudar de amizades ou deixar de ter contato com uma pessoa que antes era nossa amiga, mas que agora com a sua inveja nos prejudica. Temos o direito de escolher com quem queremos passar o nosso tempo.

Se você sente inveja

Lembre-se: se você tem que competir com alguém, que seja com você mesmo. A vontade de realizar algo antes de qualquer outra pessoa nos obriga a olhar para as pessoas próximas e tentar copiar a sua estratégia.

Mas isto não garante o sucesso. Copiar o outro fará você feliz? Você se sentirá sozinho com a sua vitória, porque terá destruído todos os relacionamentos que poderia ter. Tudo isso pelo desejo de ser o melhor.

As pessoas têm os seus sonhos, mas você tem os seus próprios sonhos. Pense no que realmente quer e concentre-se em você. Não se deixe levar pelos objetivos dos outros.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here