A maior parte dos nossos dias passamos trabalhando e, por isso, devemos dar atenção especial a nossa carreira se queremos ter uma qualidade de vida boa.

Em diversas épocas da vida, é normal nos questionarmos se fizemos as melhores escolhas no passado e se o que fazemos hoje realmente está nos levando a uma vida feliz e de satisfação plena.

Em paralelo a essas questões, o mercado mudou muito na última década e novas profissões surgiram e outras deixaram de existir.

Falamos muito sobre qualidade de vida por aqui e acreditamos que a escolha de um trabalho que esteja de acordo com a sua essência pode te fazer feliz e contribuir para um ideal de vida.

Por isso levantamos agora uma questão: se você está infeliz com o seu trabalho, por que não mudar?

Separamos seis sinais de que o seu trabalho pode não ser mais aquele trabalho dos sonhos que você queria e talvez seja o momento de começar a pensar em mudanças.

Reflita sobre essas questões abaixo e analise a sua vida profissional para saber se vale a pena ou não buscar um novo emprego.

Leia mais: Trabalho ou missão profissional?

1. Tédio

Se as horas do dia demoram para passar quando você está trabalhando e o tédio parece que chegou para ficar, isso pode ser um sinal de que está faltando novos desafios em sua vida.

Procure perceber se você não está trabalhando de forma muito mecânica e reflita em como você pode mudar essa situação ou se pode procurar novos desafios para a sua vida profissional.

2. Mal humor

Ninguém no ambiente de trabalho consegue suportar algum colega com mau humor por muito tempo.

Comece a se questionar se você não está sendo esse tipo de pessoa ou se também existem muitas pessoas mal humoradas onde você trabalha.

Se o mau humor predomina em um ambiente, provavelmente não é um bom lugar para se construir uma carreira por lá.

Leia mais: Mau humor: o vírus mais perigoso

3. Empresa com dificuldades financeiras

Em épocas de crise, é normal que as empresas cortem gastos e fiquem um pouco na defensiva.

Mas se os salários começam a atrasar e você percebe que a empresa não está conseguindo se manter por muito tempo, é um sinal de que pode estar na hora de procurar um lugar novo para trabalhar.

4. Ambiente de trabalho

O ambiente em que você trabalha tem uma energia boa entre os funcionários? As pessoas cooperam e trabalham bem em equipe ou é um ambiente hostil e com muitas fofocas e brigas?

Para o seu potencial ser totalmente desenvolvido, você precisa trabalhar com uma equipe que seja cooperativa e tenha objetivos semelhantes aos seus dentro da empresa.

Não perca tempo em empresas com muitas pessoas negativas pois isso é extremamente prejudicial para a sua carreira e para o seu bem-estar mental.

Leia mais: Esgotamento no trabalho pode causar depressão, síndrome do pânico e ansiedade

5. Saúde

Quando a mente e as emoções não estão bem, consequentemente o corpo físico responde com desequilíbrios e doenças.

Se você tem muitas dores de cabeça, dores de estômago, depressão ou outros problemas de saúde frequentemente, isso pode ser um indício que o ambiente de trabalho está afetando o seu bem-estar.

6. Vida pessoal

Se o desânimo afeta até mesmo a sua vida pessoal, é porque a situação realmente não está boa.

Por mais que a gente tente separar a vida profissional da pessoal, uma sempre acaba afetando a outra. E, se a vida pessoal está caindo de qualidade por causa do trabalho, é hora de repensar as suas opções de emprego.

Se você se identificou com alguns desses sinais e sente que é o momento para mudar, não se desespere. Procure conversar com pessoas bem-sucedidas e peça conselhos sobre carreira e qualidade de vida.

Estude as vagas de emprego disponíveis no mercado e o mais importante de tudo: seja sincero consigo mesmo. Procure um método de autoconhecimento e descubra o que realmente te faz feliz, que assim a escolha do próximo emprego pode ser ainda melhor. Boa sorte e que o trabalho ideal apareça em sua vida!

(Autor: Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras)
(Fonte: eusemfronteiras.com.br )
* Texto publicado com a autorização da administração do site

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA