A gente passa muito tempo da nossa vida aconselhando as pessoas, ensinando a melhor forma de ver as coisas, mostrando novas saídas e até mesmo ressaltando a importância de gostar de si mesmo e ter segurança nas nossas decisões. Mas quando precisamos colocar em prática estes mesmos princípios na nossa vida, a coisa muda um pouco de figura.

Tudo que falamos e pregamos aos quatro ventos não parece mais tão simples e é nesta hora que corremos o risco de desistir de nossos objetivos, de deixar nosso humor e nossa vitalidade em segundo plano.

Leia mais: Precisamos falar sobre o seu amor: o próprio

O que vale para os outros sempre vale para nós também e por este motivo listamos abaixo algumas frases que devem ser ditas para si mesmo repetidamente, sempre que necessário, até que a ideia entre na nossa mente de uma vez e passe a ser natural. Vamos lá?

  • Eu mereço! (um elogio, uma promoção no trabalho, um doce, uma roupa nova, um carinho…)

Tendemos a ser muito exigentes com nós mesmos. A vida moderna tem uma série de cobranças e de expectativas a serem atendidas, e aí quando conseguimos atingir um objetivo ou recebemos um reconhecimento pelo que fazemos, tendemos a fugir disso, como se não fôssemos merecedores.

É hora de mudar essa situação. Repita “Eu mereço”, quantas vezes for necessário, até entender. Só não vale achar que merece um bolo inteiro depois de cumprir uma semana de regime, hein?

Leia mais: Quando você se permite o que merece, atrai o que precisa
  • Eu consigo ou eu posso! (novos desafios, uma receita, iniciar atividade física…)

Confiança em si mesmo é a chave de tudo. Todos somos capazes, só precisamos de dedicação e força de vontade.

  • Não me preocuparei mais com coisas sem importância!

A vida já é tão complicada, para que procurar ainda mais problemas? Atenha-se aos problemas reais, de importância relevante e que podem ser resolvidos. O resto, esqueça.

  • Não sou perfeito, mas sou o melhor que posso ser!

Tenha em mente que ninguém é perfeito e que buscar a perfeição só causa frustração. No entanto, busque sempre o melhor de si, faça o que estiver ao seu alcance para isso.

Leia mais: A cada dia, sou mais humana, menos perfeita e mais feliz
  • Tenho orgulho de quem sou!

Se ame, se olhe no espelho e saiba que a pessoa refletida ali é a que mais te enche de orgulho. Se isso não for verdade ainda, trabalhe para que se torne sua verdade mais profunda.

  • Focarei nos acontecimentos e pensamentos positivos

Preste atenção no que acontece de bom na sua vida, nutra pensamentos positivos sempre, principalmente quando se sentir desanimado ou desacreditado. A positividade atrai coisas boas e te tirará deste ciclo ruim.

  • Não sou responsável pelos problemas do mundo todo

Não se responsabilize por coisas que não estão ao seu alcance ou controle. Ter empatia é uma coisa, se sentir responsável por problemas das outras pessoas é outra bem diferente. Reflita!

Leia mais: O poder da empatia para se conectar com a dor do outro
  • Prefiro ressaltar as minhas qualidades do que me menosprezar perante os outros

Pare já de se comparar às outras pessoas. O quintal alheio sempre parece mais verde visto de longe, mas você nunca vai saber o que realmente se passa lá. Todos têm problemas, não perca tempo achando que a vida dos outros é melhor. Aceita a sua e a si mesmo.

  • Valorizo as pequenas conquistas e as festejo diariamente!

Ter um objetivo que parece muito distante e só buscar a ele é bobagem. Valorize suas conquistas diárias e encontre a felicidade nas menores coisas. Pequenas injeções de ânimo instantâneas!

  • Minha energia é maior e só me deixarei atingir por positividade

Tenha em mente que os pensamentos e energias positivas devem ser sempre maiores do que uma negatividade que cruzar pelo seu caminho. Não deixe que alguém não muito bem abaixe sua carga positiva, em contrapartida, tente deixar esta pessoa bem também usando a sua energia.

Leia mais: Estudos demonstram que as pessoas absorvem energia umas das outras
  • Autocontrole é meu lema!

Não há como controlar os acontecimentos, mas é possível controlar a forma como você reage a eles. Exercite seu autocontrole e não deixe se abater por situações adversas.

  • Sou autêntico!

Seja imperfeito, mas seja verdadeiro. Nada pior do que fingir ser alguém que não é, uma hora a máscara cai.

(Autora: Roberta Lopes)
(Fonte: eusemfronteiras.com.br)
* Texto publicado com a autorização da administração do site

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here