“Olhe para o lado ensolarado da vida.”

“Vire o rosto para o sol, e as sombras cairão atrás de você.”

“Cada dia pode não ser bom, mas há algo de bom em cada dia.”

“Veja o copo como meio cheio, não meio vazio.”

Os pesquisadores estão descobrindo que pensamentos como esses, as marcas de pessoas às vezes chamadas de “otimistas“, podem fazer muito mais do que elevar o espírito. Eles podem realmente melhorar a saúde e prolongar a vida.

Não há mais dúvidas de que o que acontece no cérebro influencia o que acontece no corpo. Ao enfrentar uma crise de saúde, cultivar ativamente emoções positivas pode aumentar o sistema imunológico e combater a depressão.

Estudos têm demonstrado uma ligação indiscutível entre ter uma perspectiva positiva e benefícios para a saúde como pressão arterial mais baixa, menos doenças cardíacas, controle de peso melhor e níveis mais saudáveis ​​de açúcar no sangue.

Mesmo quando confrontados com uma doença incurável, sentimentos positivos e pensamentos podem melhorar muito a qualidade de vida. A Dra. Wendy Schlessel Harpham, autora de vários livros para pessoas que enfrentam câncer, incluindo “Felicidade em uma tempestade”, foi praticante disso quando soube que tinha linfoma, um câncer do sistema imunológico, 27 anos atrás.

Durante os próximos 15 anos de tratamentos para oito recidivas do seu câncer, ela preparou o terreno para a felicidade e esperança, com medidas como cercar-se de pessoas que levantaram seu espírito, mantendo um diário de gratidão, fazendo algo bom para alguém e assistir filmes engraçados. Seu câncer está em remissão há 12 anos.

“Fomentar emoções positivas ajudou a fazer a minha vida o melhor que poderia ser”, diz o Dr. Harpham. “Eles fizeram os tempos difíceis mais fáceis, mesmo que eles não fizeram qualquer diferença em minhas células cancerosas.”

Enquanto o Dr. Harpham pode ter uma disposição natural para ver o lado esperançoso da vida, mesmo quando a perspectiva é desoladora, uma nova pesquisa está demonstrando que as pessoas podem aprender habilidades que ajudam a experimentar emoções mais positivas quando confrontados com o estresse grave de uma vida em risco.

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Judith T. Moskowitz, professora de ciências sociais médicas da Universidade de Chicago, desenvolveu um conjunto de oito habilidades para ajudar a promover emoções positivas. Em pesquisa anterior na Universidade da Califórnia, ela e seus colegas descobriram que as pessoas com novos diagnósticos de infecção pelo HIV que praticavam essas habilidades carregavam uma carga menor do vírus, eram mais propensas a tomar a medicação corretamente e menos propensas a precisar de antidepressivos.

Os pesquisadores estudaram 159 pessoas diagnosticadas com HIV e designadas aleatoriamente para um curso de cinco sessões de treinamento de emoções positivas ou cinco sessões de apoio geral. Quinze meses após o diagnóstico, aqueles treinados nas oito habilidades mantiveram níveis mais elevados de sentimentos positivos e menos pensamentos negativos.

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Um objetivo importante do treinamento é ajudar as pessoas a se sentirem felizes, calmas e satisfeitas em meio a uma crise de saúde. Melhorias em sua saúde e longevidade são um bônus. Cada participante é encorajado a aprender pelo menos três das oito habilidades e praticar uma ou mais a cada dia. As oito habilidades são:

■ Reconhecer um evento positivo a cada dia.

■ Saboreie esse evento e registre-o em um diário ou conte a alguém sobre ele.

■ Iniciar um diário de gratidão diária.

■ Liste uma força pessoal e observe como você a usou.

■ Defina um objetivo atingível e anote seu progresso.

■ Relate um estresse relativamente menor e liste maneiras de reavaliar o evento positivamente.

■ Reconhecer e praticar pequenos atos de bondade diariamente.

■ Praticar a atenção plena, concentrando-se no aqui e agora, e não no passado ou no futuro.

Dr. Moskowitz disse que foi inspirada por observações que as pessoas com AIDS, diabetes tipo 2 e outras doenças crônicas viveram mais tempo se eles demonstraram emoções positivas. “O próximo passo foi ver se ensinar as habilidades das pessoas que promovem emoções positivas pode ter um impacto sobre quão bem eles lidam com o estresse e a saúde física”.

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Ela listou como metas melhorar a qualidade de vida dos pacientes, aumentar a adesão à medicação, promover comportamentos saudáveis ​​e construir recursos pessoais que resultem em maior apoio social e maior atenção às coisas boas da vida.

Gregg De Meza, um arquiteto de 56 anos de idade em San Francisco que soube que estava infectado com HIV há quatro anos, disse que aprender habilidades de “positividade” transformou sua vida. Ele disse que se sentiu “estúpido e descuidado” sobre a infecção e tinha inicialmente mantido o seu diagnóstico em segredo.

“Quando entrei no estudo, senti como se todo o meu mundo estivesse completamente desmoronando”, disse ele. “O treinamento lembrou-me para confiar em minha rede social, e eu decidi ser honesto com meus amigos. Eu percebi que para mostrar a sua verdadeira força é mostrar a sua fraqueza. Sem trocadilhos, isso me fez mais positivo, mais compassivo, e agora estou mais saudável do que nunca.”

Em outro estudo realizado em 49 pacientes com diabetes tipo 2, uma versão on-line do curso de treinamento de habilidades emocionais positivas foi eficaz para aumentar a positividade e reduzir as emoções negativas e os sentimentos de estresse.

Estudos anteriores mostraram que, para as pessoas com diabetes, os sentimentos positivos estavam associados a um melhor controle do açúcar no sangue, ao aumento da atividade física e à alimentação saudável, ao menor uso de tabaco e a um menor risco de morrer.

Em um estudo piloto de 39 mulheres com câncer de mama avançado, o Dr. Moskowitz disse que uma versão on-line do treinamento de habilidades diminuiu depressão entre eles. O mesmo ocorreu com os cuidadores de pacientes com demência.

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Em um estudo relacionado de mais de 4.000 pessoas com 50 e mais velhos publicado no ano passado no Journal of Gerontology, demonstrou que ter uma visão positiva do envelhecimento pode ter uma influência benéfica sobre os resultados de saúde e longevidade.

Levy disse que dois possíveis mecanismos explicam as descobertas. Psicologicamente, uma visão positiva pode aumentar a crença em suas habilidades, diminuir o estresse percebido e promover comportamentos saudáveis.

Fisiologicamente, as pessoas com visão positiva do envelhecimento apresentaram níveis mais baixos de proteína C reativa, um marcador de inflamação relacionada ao estresse associado a doenças cardíacas e outras doenças, mesmo considerando possíveis influências como idade, estado de saúde, sexo, raça e educação.

Fonte: The New York Times

Autor: Jane Brody

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