Você tem ansiedade e provavelmente tem vivido com ela toda a sua vida. Eu entendo completamente. Isso porque eu tenho lutado com essa condição desde que me lembro.

Aqui estão 10 pequenas coisas que você pode fazer todos os dias para ajudar a manter a calma. Você pode pensar que algumas delas são bobas. Tudo bem. Experimente de qualquer maneira. O que você tem a perder?

1. Quando você acordar de manhã e sua mente começar a fazer uma lista de tarefas, respire fundo. Concentre sua atenção no momento. Usando seus cinco sentidos, identifique o que está acontecendo ao seu redor. Isso pode ajudar a diminuir a obsessão e remover a sensação de medo que você pode estar sentindo.

2. Melhore seu humor rapidamente, visitando uma página de memes engraçada no Facebook ou lendo uma história em quadrinhos em um jornal. Existem até aplicativos que você pode baixar para dar risadas. A ideia é rir e sair da sua cabeça.

3. Pratique gratidão encontrando algo pelo que ser grato. Pode ser uma amizade, sua saúde ou simplesmente ter mantimentos no armário. Isso ajudará a focar sua mente no positivo em vez de no negativo.

4. Faça uma tarefa de cada vez. Não se permita jogar o jogo de multitarefas. Isso não apenas piorará sua ansiedade, como os estudos comprovam que a maioria de nós não é boa nisso.

5. Ajude sua ansiedade fazendo algo produtivo. Pode ser limpar a pia ou esfregar o chão. Tentar fingir que você não está se sentindo ansioso só piora as coisas. Faça algo construtivo com essa energia que beneficie você a longo prazo.

6. Leve maçãs com você. A dura verdade sobre viver com ansiedade é o comer ansioso. Em muitos casos, isso significa pegar tudo o que está à nossa frente (mesmo quando não é saudável). Se você está indo lanchar, por que não consumir algo saudável? As maçãs são ótimas porque dão à sua boca algo crocante para mastigar enquanto fornecem fibras e vitamina C para o seu corpo.

7. Coloque dinheiro no seu cofrinho todos os dias. Isso pode ajudá-lo a sentir que está fazendo algo sobre o estresse financeiro; uma fonte comum de ansiedade. Pode ser R$1,00 ou R$10,00. A quantidade não importa. O que importa é a paz de espírito que você ganhará sabendo que está economizando.

Leia Mais: Como superar sua ansiedade – um texto revelador!!

8. Movimente seu corpo. Pode ser algo simples, como caminhar ao redor do quarteirão ou fazer polichinelos. Você não precisa começar uma rotina de academia (embora isso não atrapalhe). Ao se tornar mais fisicamente ativo, você descarrega toda a energia que está presa dentro de você.

9. Se você tomar café, tente tomar apenas uma xícara. Melhor ainda, mude para café mais fraco. Claro, você poderia passar para o descafeinado, mas isso poderia parecer uma punição. O objetivo é reduzir o número de estimulantes que você coloca em seu corpo. Pense nisso. Você já está tenso – você realmente precisa amplificar isso?

10. Não se envergonhe da sua ansiedade – em vez disso, aprenda a aceitá-la. Vergonha não faz nada exceto fazer você se sentir pior. Além disso, torna a ansiedade mais forte. Ao aceitar que isso é algo com o qual você convive, a ansiedade diminui.

Conclusão

Sim, é difícil viver com ansiedade. Eu entendo isso muito bem. É por isso que você precisa encontrar alegria em seu dia e fazer o que puder para lidar com isso de maneira saudável. Espero que alguma dessas dicas o ajude em sua jornada.

(Link original: psychcentral)
*Traduzido e adaptado por Marcela Jahjah, da equipe Fãs da Psicanálise

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here