Há uma grande quantidade de artigos por aí que discutem as várias questões de estar em um relacionamento tóxico. Geralmente, esses problemas se aplicam a um relacionamento romântico e como corrigir ou afastar-se dele foi identificado com precisão.

No entanto, parece haver uma falta de artigos que discutam as lutas daqueles que se encontram em uma situação familiar tóxica. As lutas que você tem dentro de uma família tóxica merecem sua própria atenção. Não é o mesmo que estar em um relacionamento romântico, e é certamente uma situação que é infinitamente mais difícil de se afastar.

Aqui estão quatro lutas sérias que as pessoas enfrentam quando se encontram em um ambiente familiar tóxico.

1. Comunicação é difícil
As crianças que crescem em situação familiar disfuncional ou tóxica entendem que a comunicação com os outros é difícil.

As crianças deveriam aprender a se comunicar e a viver de forma saudável na sociedade, uma lição a ser ensinada dentro de casa. Entretanto, se os seus pais e irmãos são disfuncionais, seu senso de normalidade é distorcido desde a mais tenra idade.

2. Ansiedade desnecessária
Se você não vem de uma família disfuncional, tente se colocar no lugar de alguém que venha.

Você está indo da escola para casa, tem muita lição para casa, um teste para estudar e um trabalho que deve ser entregue em apenas alguns dias. Além dessa ansiedade em fazer todo o trabalho, há também uma temerosa ansiedade em voltar para casa e ter que lidar com o drama familiar. Essa ansiedade extra é desnecessária e torna tudo mais difícil de lidar.

3. Gaslighting e Abusos Levantam Questões de Realidade distorcida
Estudos mostram que crianças que crescem em um ambiente familiar tóxico também têm dificuldade em identificar e interpretar suas próprias emoções.

Em um lar disfuncional, você pode ter sido culpado e punido por coisas que você não fez, ou feriados podem ter sido arruinados devido a violentas explosões e brigas, mas seus pais olham e contam sobre esse passado como se ele tivesse sido maravilhoso. Isso manipula o senso de realidade de uma criança e força-a a questionar seus próprios sentimentos.

4. Relacionamentos Sofridos
Sua vida familiar é o exemplo de todos os seus relacionamentos futuros.

Se sua família é disfuncional e manipuladora, você pode ser pré-condicionado a agir dessa maneira em um relacionamento romântico no futuro, sem nem perceber o que está fazendo de errado. Isso não se aplica apenas a relacionamentos românticos, mas a amizades, relações no escritório e assim por diante.

Se este artigo ajudá-lo, lembre-se de COMPARTILHAR com sua família e amigos no Facebook!

(Autora: Jennifer Delgado Suárez)
(Fonte Original: rinconpsicologia)
*Texto traduzido e adaptado por Carolina Marucci da equipe Fãs da Psicanálise.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here