Boas notícias: pesquisadores dizem que relaxar em um banho quente e fazer absolutamente nada pode ser tão benéfico para o seu corpo quanto uma caminhada de 30 minutos.

Um grupo da Universidade de Loughborough fez o trabalho árduo de rastrear esta teoria com 14 homens que foram submetidos a dois testes: andar de bicicleta durante uma hora e tomar um banho de uma hora em água de 104 graus Fahrenheit.

O objetivo era aumentar a temperatura do núcleo do corpo em um grau. Ao todo, o ciclismo queimou muito mais calorias, mas os pesquisadores se depararam com algo surpreendente: relaxar no banho quente queimava 130 calorias, que é o mesmo valor que se queimaria em uma caminhada de meia hora.

Existem algumas descobertas adicionais no estudo. O açúcar no sangue de todos os participantes também foi monitorado durante 24 horas após os testes e, descobriu-se que, o pico de açúcar no sangue era em torno de 10% menor quando um banho foi tomado no lugar do passeio de bicicleta. O banho também parecia ter o mesmo efeito que o exercício quando se tratava da resposta pós-atividade anti-inflamatória para cada um dos participantes.

O estudo sugere que o aquecimento passivo – exatamente o que parece, relaxando em um banho quente por uma hora – pode ajudar a reduzir a inflamação. A ideia de aquecimento passivo como tratamento médico é relativamente nova e popular em um país em particular: a Finlândia. Um estudo na Revista JAMA de Medicina Interna, desde 2015, sugere que gastar tempo em saunas – outro ato de aquecimento passivo – pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

Uma coisa a observar: todos esses participantes do estudo eram homens e, dado que os corpos masculino e feminino podem agir de maneiras drasticamente diferentes, pode haver alguma variação nos resultados. Mas, mesmo que não substitua o exercício de um dia, mergulhar em uma banheira quente só pode fazer coisas boas para sua saúde mental.

(Autora: Erika Owen/ Fonte: www.travelandleisure.com)

*Traduzido pela equipe Fãs da Psicanálise

 




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui