Perseguidores emocionais têm uma necessidade básica de livrar-se do vazio que sentem. Eles frequentemente fazem isso escolhendo cuidadosamente uma vítima que é então cativada, seduzida e aprisionada. A energia da vítima alimenta o perseguidor e proporciona o que lhe falta.

Sendo incapazes de amar, esses perseguidores narcisistas são assolados pela inveja furiosa por aqueles que verdadeiramente vivem suas vidas. Não estamos falando de coisas materiais, mas de qualidades morais: vitalidade, empatia, sensibilidade, criatividade, objetivos e projetos de vida. Além disso, eles não são fáceis de identificar. Eles podem facilmente mudar sua atitude de ser encantador e carinhoso, para ser implacavelmente críticos e cínicos, alimentando-se da confusão e dúvida da vítima.

Perseguidores emocionais são capazes de cativar seus amigos e familiares com sua inteligência, deixando suas vítimas se sentindo ainda mais confusas com suas piadas aparentemente inocentes, mas verdadeiramente agressivas e humilhantes.

Eles frequentemente procuram por estas 5 características em suas vítimas, algumas das quais podem surpreendê-lo (mas NUNCA são culpa da vítima):

1. Inteligência acima da média

Perseguidores emocionais procuram vítimas muito inteligentes, realmente brilhantes, altamente qualificadas e capacitadas. Procuram aquelas que sentem entusiasmo e paixão por sua carreira.

2. Boa ética de trabalho e responsabilidade pessoal

Perseguidores procuram suas vítimas que sejam muito responsáveis e trabalhadoras, sempre cumprindo com excelência as responsabilidades que lhe são atribuídas.

3. Perfeccionistas extremos

As vítimas que tendem a acreditar que nada do que fazem é bom o suficiente, sempre se esforçando para receber reconhecimento, enquanto duvidam de seu verdadeiro valor.

Leia Mais: Entenda como as vítimas de relacionamentos abusivos se percebem

4. Confiável e sempre pronto para ajudar os outros

As vítimas tendem a manter um perfil discreto e não desejam ofuscar amigos ou colegas de trabalho.

5. Autoestima e autoconfiança baixas

Vítimas de perseguidores emocionais anseiam pelo reconhecimento de seu parceiro, embora duvidem eternamente de seu próprio valor. Isso é o que as torna vulneráveis.

O narcisismo patológico é um distúrbio de personalidade que causa tremendo sofrimento e danos àqueles intimamente relacionados com o indivíduo perturbado. Novamente, se você se tornar vítima de um perseguidor emocional, NUNCA será sua culpa e você não tem que se sentir responsável por isso.

Pare de se criticar e se culpar cruelmente, e dê uma olhada profunda em quem você é em um relacionamento. Se a pessoa que você ama se encaixa no comportamento e nas características descritas acima, você vai precisar seguir em frente com sua vida, mais cedo ou mais tarde.

(Link original: psychcentral)
*Traduzido e adaptado por Marcela Jahjah, da equipe Fãs da Psicanálise

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here