Aprender a lidar com a tristeza profunda leva tempo, mas é importante para superá-la e compreendê-la da melhor forma possível. Esse sentimento pode ser causado por uma série de razões, com intensidade e duração diferentes. Quem está ao redor, deve respeitar a dor e estender a mão ou ombro amigo. Todo mundo, em algum momento, enfrentará situações que exigem mais de nós mesmos.

SE VOCÊ ESTÁ ENFRENTANDO UMA TRISTEZA PROFUNDA NO MOMENTO, SEPARAMOS CINCO DICAS QUE PODEM AJUDÁ-LO A ENFRENTAR O PROBLEMA.

1- Reserve um tempo para ficar só e refletir
Você pode até pensar que ficar sozinho só vai intensificar a tristeza e piorar a situação, mas é justamente o contrário. Colocar as ideias no lugar e compreender seus sentimentos são etapas essenciais para voltar a ser feliz.

Reflita sobre o que te aflige. Pode ser a dor de uma perda, uma separação repentina, uma doença que o acomete. Enfim, há vários motivos que podem causar a tristeza profunda. É importante descobrir o(s) seu(s) e criar estratégias para enfrentá-la.

2- Fique perto de quem você ama
A presença de pessoas queridas sempre ajuda. Converse com familiares e amigos sobre seus sentimentos ou, se preferir, mude de assunto e fale sobre coisas que deseja fazer daqui para frente. Fazer projetos para o futuro é uma forma de voltar a pensar na própria vida e no que deseja fazer daqui para frente.

3- Procure ajuda psicológica
Se você já tentou de tudo e, mesmo assim, a tristeza profunda permanece intensa, o ideal é procurar ajuda psicológica. Um profissional tem o conhecimento necessário para direcioná-lo à jornada da cura e entendimento de tudo que o preocupa e paralisa sua vida.

Caso não tenha condições financeiras para pagar por um psicólogo particular, procure por locais que oferecem sessões gratuitas. Algumas universidades concedem o espaço físico da instituição para que os alunos atuem profissionalmente. Também é possível encontrar profissionais autônomos dispostos a ajudar sem cobrar nada por isso. Informe-se e coloque sua saúde e bem-estar em primeiro lugar.

4- Pratique exercícios físicos e alimente-se bem
A prática de atividades físicas melhora o humor, pois aumenta o nível de neurotransmissores que produzem uma sensação de relaxamento e bem-estar. Mesmo após os exercícios, a sensação permanece e o acompanha por um bom tempo.

Combine os exercícios a uma alimentação saudável. Comer bem faz o corpo funcionar melhor e, consequentemente, afeta sua qualidade de vida.

5- Faça mais atividades prazerosas
Lembra de todos os passatempos que mais gostava antes de sentir essa tristeza que o acompanha? Então, chegou a hora de retomá-los pelo seu próprio bem. Volte a praticar os esportes que sente prazer em fazer, jogar videogame, ler os livros que adora, ouvir música antes de dormir ou fazer aquelas viagens semanais para relaxar. Essas atividades vão ajudá-lo a se reconectar a tudo que define quem você é de verdade.

Jamais acredite que a falta de vontade de viver é inerente à sua personalidade. Isso é adquirido e pode ser eliminado. Dê tempo ao tempo e vai retomando seus hobbies aos poucos.

(Fonte: ipes)

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here