Profissionalmente, um colapso nervoso é categorizado como uma situação estressante que provoca incapacidade de uma pessoa funcionar normalmente na vida diária.

Os colapsos nervosos geralmente são causados por estresse e ansiedade quando uma pessoa se sente sobrecarregada em algum aspecto de sua vida.

Trabalho, relacionamentos e estresse social podem ser causas de um colapso nervoso. É importante notar que um colapso nervoso não é uma condição médica; o nome em si não é um termo médico. No entanto, pode ser um sinal de que algumas questões mentais precisam ser abordadas e resolvidas. É uma maneira de sua mente e seu corpo dizerem que atingiram o limite.

Aqui estão seis sinais de um colapso nervoso que você não vai querer ignorar.

1. Batimento cardíaco irregular

Um colapso nervoso pode ser identificado através de vários sintomas físicos, mas um batimento cardíaco irregular tende a ser o mais comum.

Durante um colapso nervoso, você pode sentir que seu coração está batendo forte no peito, dificultando a respiração. Isso pode agravar o problema e dificultar a sua calma.

2. Dores de cabeça de tensão

Estresse e ansiedade podem ser as fontes de dores de cabeça intensas. Nosso desejo de manter tudo sob controle faz com que nossos corpos se tencionem.

Eventualmente, essa tensão se move para a cabeça e causa dor. Se você se sentir tenso em um lado apenas do corpo, tente corrigir sua postura e dê uma relaxada nos músculos do pescoço.

3. Sono irregular

Quando você está estressado, pode ser difícil conseguir uma boa noite de descanso.

Às vezes, o estresse intenso pode fazer com que você durma demais; você vai acordar ainda sentindo que não dormiu muito bem, ou pode sentir vontade de ficar na cama o dia todo.

A insônia pode mantê-lo acordado por horas, acordá-lo várias vezes durante a noite ou acordá-lo muito cedo.

4. Estômago virado

Estresse, nervosismo e ansiedade podem ser a raiz das dores crônicas do estômago.

Seu sistema digestivo está diretamente ligado à sua saúde mental, então, quando não está funcionando, é mais provável que seu cérebro esteja tendo problemas para trabalhar também.

A síndrome do intestino irritável é a resposta do sistema imunológico ao excesso de níveis de estresse.

5. Incapacidade de se concentrar

Outro sinal de um colapso nervoso é a incapacidade de se concentrar.

Sua mente tem estado focada em muitas coisas por muito tempo, e agora é impossível se concentrar em uma tarefa específica.

O estresse tem o poder de aumentar o espaço de armazenamento dentro do cérebro e ajudá-lo a se concentrar, mas o estresse crônico tem o poder de fazer o oposto.

Em casos graves, o estresse pode realmente começar a destruir a capacidade do cérebro de manter a memória.

6. Ansiedade

A ansiedade é causada pelo medo, geralmente intenso e crônico, ela torna quase impossível ver terminado o momento atual devido a um sentimento ou sensação de paralisia.

As fobias são comumente associadas à ansiedade, porque o próprio medo faz com que as pessoas se estressem.

Se você gostou deste artigo, agora é a sua vez de espalhar a informação.

Fonte Original: higherperspectives.com

*Texto traduzido e adaptado por Carolina Marucci, da equipe Fãs da Psicanálise.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here