Ter uma mãe narcisista pode significar que, como adultos, não somos capazes de cuidar de nós mesmos e tentamos continuamente satisfazer as necessidades daqueles que nos rodeiam, deixando-nos em segundo lugar.

Nossos pais são nossas figuras de autoridade. Simultaneamente, eles atuam como modelos e como nosso primeiro contato com a sociedade. No entanto, nem todos os pais dão o melhor exemplo. Alguns pais podem até causar sérios problemas em nossas vidas. Neste artigo vamos falar sobre as consequências de ter uma mãe narcisista.

O que é uma mãe narcisista?

Antes de começarmos a falar sobre os resultados de ter uma mãe narcisista, é importante entender o que esse conceito significa.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que as pessoas narcisistas se amam excessivamente. Como resultado, eles podem exigir muita atenção de seus entes queridos e pode ser difícil satisfazê-los. Embora ser tão exigente possa fazer com que eles e seus filhos alcancem excelentes resultados na vida, o desgaste emocional será igualmente severo.

Vamos dar uma olhada em como esse traço pode afetar as crianças.

1. Os filhos de mães narcisistas tendem a esquecer suas próprias necessidades e desejos
Uma pessoa narcisista sempre precisa de atenção, é arrogante e gosta de manipular os outros porque sente que merece sempre o melhor. Traduzindo isso para o contexto familiar, um dos efeitos de ter uma mãe narcisista é que seus filhos crescem com a necessidade de agradá-la.

Nesse processo, as crianças não se percebem como indivíduos com suas próprias necessidades e desejos. Normalmente, eles se tornam um reflexo do que sua mãe quer e fazem todas as atividades que são esperadas deles. Quando atingem as metas e objetivos impostos, a mãe a recompensa e, assim, aprendem a buscar constantemente esse afeto. Como resultado, quando crescem, não têm consciência de seu próprio espaço e tentam satisfazer as necessidades dos outros antes das suas.

2. Eles têm baixa autoestima
Outro efeito de ter uma mãe narcisista é que as crianças só recebem afeição quando a mãe delas quer algo delas. O problema é que essas mães são tão exigentes que se torna difícil satisfazer suas expectativas. Como resultado, a mãe dará sinais ou mensagens aos filhos para mostrar que eles não são bons o suficiente. O resultado disso é que as crianças sempre se sentem incompetentes, carentes de capacidade, ansiosas e com baixa autoestima.

Leia Mais: Mães narcisistas e suas filhas

3. Você luta para se amar por quem você é
Como resultado de não se sentir bom o suficiente, os filhos de mães narcisistas têm dificuldades em se amar e aceitar a si mesmos pelo que são. É normal que todos nós encontremos coisas de que não gostamos em nós e que gostaríamos de mudar. No entanto, pessoas com pais estáveis crescem com a capacidade de encontrar aspectos positivos de si mesmas.

Um dos os efeitos de ter uma mãe narcisista é que as crianças dessas mulheres terão problemas em encontrar algo que eles gostam sobre si mesmos. Mesmo que alcancem grandes objetivos ou alcancem tudo o que almejam, nunca será suficiente para eles.

4. Você se sente mais como um companheiro do que um filho ou filha
Devido à enorme atenção que esses pais exigem, a vida de seus filhos gira em torno deles, de seus problemas, de suas necessidades e de sua felicidade. Por essa razão, as crianças se tornam um suporte emocional e se envolvem em situações nas quais não deveriam participar. Essas crianças assumem tantas responsabilidades que se esquecem de que são as crianças e acabam se tornando mais um companheiro emocional.

As pessoas que tiveram esse tipo de pais sentem que passaram toda a vida resolvendo seus problemas. Embora isso possa ser positivo, no sentido de que eles provavelmente aprenderam como resolver problemas e serem autossuficientes, sentirão um grande fardo e lutarão para confiar nos outros.

5. Você sempre fala negativamente
Ter uma mãe narcisista significa receber mensagens negativas constantes. Graças a isso, as crianças aprendem a falar a si mesmas com críticas e palavras ofensivas. Cria um efeito de espelho. Eles aprendem a ver a vida como a mãe deles e, porque eles receberam mensagens negativas, eles falam da mesma maneira.

6. Você aprende a esconder sua verdadeira natureza
Outro efeito de ter uma mãe narcisista é que essas crianças aprendem a negar uma parte de sua natureza para mostrar o que a mãe espera delas. Com o tempo, esse processo de negar a si mesmo ou se esconder se torna normal.

Como adultos, essas pessoas podem se esforçar para identificar quem realmente são, quais são seus verdadeiros desejos e o que eles realmente esperam da vida e dos outros.

7. Você se autossabota
Ter uma mãe narcisista significa sempre receber a mensagem de que você não é bom o suficiente. Isso prepara as crianças para esperar o pior de todas as situações. Quando crescerem, evitarão expor suas emoções para ficarem tão seguros quanto puderem. Por exemplo, eles podem evitar se apaixonar para evitar serem abandonados. Isto, obviamente, cria um círculo vicioso que leva a uma maior ansiedade e insegurança.

O que você deve fazer se tiver uma mãe narcisista?

Se você tem ou é uma mãe narcisista, deve procurar ajuda na psicoterapia para lidar com as mensagens que aprendeu e alcançar uma vida mais satisfatória para você e seus filhos.

(Fonte Original: steptohealth)
*Texto traduzido e adaptado por Carolina Marucci da equipe Fãs da Psicanálise.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

1 COMENTÁRIO

  1. Que coisa, não! Todo esse clichê, banalizado, que ao invés de tornar as pessoas mais fortes, e de prontidão, para a reação, não, isso acaba deixando-as mais impotentes! Uhh você precisa de ajuda! Ok! Mas e se a pessoa procura ajuda, no lugar certo, mas o profissional não pode ajudar, e não há mais ninguém disponível?! Enfia o dedo no anus e rasga?! Ainh! É desamparo aprendido! Depois que te dizem umas verdades, aí o outro é o hater, ou um perfil falso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here