“Eu não sou atraente”, “Eu não posso fazer isso” ou “Eu falhei” são frases que muitas vezes são ditas por pessoas que não se amam o suficiente. Os psicólogos classificam esse comportamento como tóxico porque não só pode envenenar a vida daqueles que são inseguros, mas também a de todos ao seu redor. É por isso que um relacionamento com uma pessoa tóxica é um verdadeiro desafio, porque o parceiro sempre precisa confortá-la e inspirá-la, em vez de aproveitar a vida.

Veja abaixo porque é tão difícil amar uma pessoa que não ama a si mesma – e agora sabemos exatamente porque é tão difícil conviver com elas.

1. Elas absorvem todas as suas emoções e precisam de mais

As pessoas que não se amam precisam que outras pessoas provem seu amor por elas o tempo todo. Elas veem uma armadilha oculta em cada palavra, cada olhar e cada ação. Não é que elas tenham um temperamento ruim: é apenas muito difícil para uma pessoa insegura entender se alguém está sendo sincero ou não. É muito duro se comunicar com uma pessoa que sempre vê apenas as coisas ruins da vida.

2. Elas falam apenas sobre si mesmas e seus sentimentos

Pessoas inseguras geralmente combinam duas características opostas – não gostam de si mesmas, mas também são extremamente egoístas. Idealmente, um relacionamento entre duas pessoas consiste em conversas em que elas são iguais. Mas, neste caso, isso nem sempre é verdade. Pessoas inseguras têm complexos, e é por isso que pensam e falam apenas de si mesmas. Este tipo de pessoa pode drenar moralmente até mesmo o parceiro mais paciente.

3. As emoções negativas são mais fortes para elas

Uma pessoa insegura acha que não é realmente interessante. Mas é muito doloroso perceber essas coisas sobre si mesma, e é por isso que elas reclamam de todas as coisas ao seu redor. Elas dizem coisas como: “Médicos em hospitais são estúpidos” ou “a esposa do meu amigo é feia e burra”. Tudo isso enquanto elas próprias estão perfeitamente bem. É por isso que o parceiro delas precisa fornecer um apoio imenso para elas em ambientes desagradáveis.

4. Elas podem trair

As pessoas realmente confiantes não precisam que outras pessoas lhes digam que são ótimas. Elas já sabem disso porque a confiança está dentro delas.

Não funciona da mesma maneira com pessoas que não estão acostumadas a amar e cuidar de si mesmas. Sua autoestima realmente depende da opinião dos outros. Dúvidas sobre sua atratividade fazem com que procurem amor em outros lugares. Cada pessoa que mostra empatia a elas torna-se muito importante em suas vidas. Também é muito fácil para elas culpar o parceiro, geralmente por não lhes dar amor suficiente.

Leia Mais: É assim que uma pessoa insegura enxerga o mundo

5. Elas sempre têm que provar algo para o mundo e para si mesmas

Especialistas afirmam que pessoas que são críticas demais consigo mesmas são frequentemente ansiosas sem qualquer boa razão. E nunca estão satisfeitas consigo mesmas ou com outras pessoas, o que faz com que constantemente busquem por uma vida mais ideal, incluindo um novo trabalho que será melhor do que o anterior, comprar coisas que não precisam ou conhecer novas pessoas. Parece que elas têm que provar ao mundo inteiro que realmente não são tão ruins assim. Nós não achamos que você pode ter uma vida normal com uma pessoa tão insegura assim.

6. Elas são ciumentas e o vigiam

Ciúme é algo que as pessoas inseguras têm. As pessoas que não se amam não conseguem realmente acreditar que alguém mais pode amá-las. Às vezes, um relacionamento pode se transformar em uma busca constante por decepção. Esta é uma situação realmente terrível, porque o parceiro ciumento inicia uma vigilância intensa e desnecessária. Isso torna muito alto o risco de viver com um real tirano. E não há nenhuma maneira de convencer uma pessoa de que você não está traindo-a porque ela simplesmente nunca acredita em você.

7. Elas não vivem o momento presente

As pessoas inseguras costumam ser chamadas de imaturas e preguiçosas, mas uma coisa é certa: elas não querem ser responsáveis por suas próprias vidas, então seus parceiros têm que ser por elas. O medo do futuro não permite que elas planejem suas vidas e os arrependimentos impedem-nas de seguir em frente, ficando no caminho de uma uma vida plena. Pessoas assim não conseguem ter uma vida normal.

8. Elas se tornam dependentes

Há sempre um vazio dentro de um parceiro insatisfeito. Eles não têm interesse em nada que possa manter sua atenção, não têm responsabilidade e não se importam com o amanhã. Um parceiro de uma pessoa insegura tentará preencher o vazio com amor, dar-lhes novos presentes, fazer promessas de que estarão sempre juntos, fazer-lhes juras de amor e assim por diante. No final, o casal fica exausto porque é impossível ser um parceiro bom e confiável.

Você já esteve em um relacionamento tóxico? Conte-nos sobre sua experiência na seção de comentários abaixo!

(Link original: brightside)
*Traduzido e adaptado por Marcela Jahjah, da equipe Fãs da Psicanálise

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here