A depressão é chamada algumas vezes de “a praga do século 21.” Estudos mostram que, na verdade, ela é uma condição médica que pode ser tratada como qualquer outra doença. No entanto, o primeiro passo para se livrar do problema é entender se sua condição é realmente depressão e não alguma outra coisa. Há certos sinais que você deve conhecer para ser capaz de identificá-la corretamente.

Veja abaixo os sinais mais comuns de que você pode estar deprimido e deve consultar um psicoterapeuta:

1- Você se sente pra baixo/cansado

A falta de energia dura por muitos dias seguidos, embora sua rotina não tenha mudado muito. Você se sente cansado assim que acorda.

2- Você se sente inútil e indigno de estar vivo

Você pode começar a acreditar que é inútil. Pensamentos suicidas também podem ocorrer e você pode não ter medo da morte, já que não vê sentido em viver.

3- Você tem problemas de concentração e/ou memória

Você começa a esquecer coisas importantes e não consegue mais lembrar facilmente um nome ou um número de telefone. Ouvir alguém ou ler um livro torna-se um desafio, pois você não consegue se concentrar no que está acontecendo.

4- Você desenvolve problemas de sono

Pode ser insônia ou dormir por mais horas. Mesmo depois de uma longa noite na cama, você ainda anseia por mais sono. Você não tem energia e sente que poderia passar um dia inteiro na cama.

5- Seu peso muda

De repente, você ganha alguns quilos ou perde peso. Você também pode desenvolver um enorme apetite e sentir fome constantemente, independentemente de quanto come. Ou não sentir nenhuma fome absolutamente.

6- Nada lhe dá prazer

Nem mesmo as coisas, atividades e pessoas que você costumava amar acrescentam alegria à sua vida. Você está constantemente entediado, cansado e não tem nenhum desejo de praticar o hobby que sempre curtiu a vida toda ou encontrar seu melhor amigo.

Leia Mais: Depressão é aquela sensação de que nada ao seu redor tem graça

7- Você se sente constantemente triste, ansioso ou irritado e não consegue identificar uma razão clara para isso.

8- Sua saúde se deteriora

De repente você começa a sentir incômodos ou dores, mais comumente em suas juntas ou nas costas e pode ter problemas digestivos. Nada disso tem uma razão fácil de apontar e não desaparecem com o tratamento médico usual.

Lembre-se de que, para ser um sintoma de depressão, todas essas condições devem ser contínuas. Se você, sua família ou amigos mostrarem sinais de depressão, vale a pena conversar com um médico que pode verificar seu estado e prescrever o tratamento adequado.

Qual é o tratamento para a depressão e como ela pode ser prevenida?

De acordo com a situação particular de um paciente, o médico pode recomendar terapia ou medicação. O tratamento também pode incluir recomendações para atividade física extra, terapia com luzes, com animais de estimação, simulação eletromagnética ou magnética e outros tipos de tratamento.

Há uma série de estudos que tentam identificar métodos de prevenção para a depressão. Um deles afirma que algumas formas de depressão, especialmente a chamada depressão sazonal (aquela que se intensifica durante a parte fria e escura do ano), podem ser tratadas pela ingestão de vitamina D. No entanto, não comece a tomar as pílulas sem consultar o seu médico.

Especialistas recomendam que pessoas de grupos de risco de depressão consultem seus médicos regularmente. Qualquer doença é mais fácil de combater se for identificada em seu estágio inicial.

Você já notou algum desses sinais em si ou nos seus entes queridos? Talvez seja hora de considerar ir a um especialista – não trate essa condição de maneira descuidada.

Deixe-nos saber nos comentários se esquecemos de alguma coisa e dê seu depoimento!

(Link original: brightside)
*Traduzido e adaptado por Marcela Jahjah, da equipe Fãs da Psicanálise

(Imagem: Natalia Figueredo)

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here