Se você ainda não foi conquistado pela sua simpatia e beleza, aqui está uma boa razão para adotar um gato: de acordo com um estudo recente, os felinos prolongam a vida de seus donos. E não só.

Isso foi confirmado pela Fundação Iseni e pelo Centro Cuore Malpensa: há um ano essas instituições fizeram uma campanha pela adoção de um cão entre os cardiopatas para melhorar a expectativa de vida dos pacientes e evidenciaram os mesmos benefícios no caso dos gatos – com alguns benefícios extras.

O principal benefício que pode ser extraído da companhia felina diz respeito à esfera dos transtornos relacionados ao estresse, transtornos depressivos e síndrome de ansiedade.

A explicar os mecanismos subjacentes a esta relação benéfica é diretamente Professor Andrea Macchi – Diretor do Centro do Coração e dos Istituti di Ricovero e Cura Gruppo Iseni Sanità di Lonate Pozzolo: “O contato com pêlo de gato produz oxitocina, o hormônio felicidade. Ao contrário do cão, a dificuldade do gato para confiar e contar com o ser humano estimula nesse último o auto-controle e um esforço mais prolongado para se relacionar com o filhote.

O contato com o pelo do gato também é agradável e relaxante, tem um efeito positivo sobre a pressão sanguínea e sobre os batimentos cardíacos. Ronronar é uma resposta imediata da atenção dada ao animal e relaxam naturalmente também o paciente, que tem enormes benefícios a nível cardiovascular, prolongando e melhorando a vida humana”.

Os resultados do estudo feito, portanto, levaram a uma iniciativa semelhante àquela feita com os cães: foram feitas parcerias com abrigos locais, convidando os pacientes com doença cardiovascular a adotarem um gato. Serão os cardiologistas do centro a explicarem os benefícios aos pacientes, de maneira científica detalhada.

Uma solução que satisfaz dois objetivos: “primeiro, é claro, prolonga a vida do doente e depois, dá uma casa para gatos abandonados, que terão agora uma família”, diz Andrea Macchi, que, para dar um bom exemplo, imediatamente recebeu um gato em casa.

Inútil dizer que você não precisa ter problemas de coração para adotar um gato: ele irá recompensá-lo da mesma maneira – e com muito mais. 😉

Fonte: olhaquevideo.com.br




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

6 COMENTÁRIOS

  1. Tenho Arritmia e a dois anos atras passava muito mal. Estava para colocar marca-passo, até que resolvi comprar uma gatinha, depois ganhei outro gato e comecei a melhorar. Realmente o ronron dos gatos acalma e nos convida a ficar quieta escutando aquela melodia enquanto eles amassam nossa barriga ou nossa coberta. Meus gatos são maravilhosos! Amo-os de montão. Se eu soubesse já tinha criado gatos a mais tempo. Que Deus proteja as famílias e todos os gatos do universo.

  2. Tenho depressão desde a infância.Tenho 51 anos e perdi a conta de quantos gatos eu já tive!A pessoa que mais admirei neste mundo foi um tio meu paterno que me deu a primeira gata..fiquei desde logo rendida à beleza extraordinária destes felinos!Actualmente tenho 4 gatos, são todos de uma só ninhada que uma gatinha da rua deu à luz!Quando estou mais deprimida, penso neles ou pego neles e o efeito de conforto é instantâneo..Para mim são seres espirituais muito elevados!O olhar deles diz tudo!..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui