Algumas pessoas podem desaprovar o ato de chorar, no entanto, o choro tem grandes benefícios para a sua mente, então você nunca deve segurar as lágrimas, se você precisar desabafar.

Você já ouviu falar dos benefícios de chorar para sua mente? Algo que ainda tende a ser desaprovado hoje, na verdade, acaba sendo bom para nós. No entanto, segurar as lágrimas na frente de outras pessoas significa que aprendemos a fazer isso em casa também.

Muito poucas pessoas ousam chorar. As pessoas acham que é algo para se envergonhar, mas nada poderia estar mais longe da verdade. Chorar tem um propósito. Nascemos com essa habilidade porque há vários benefícios de chorar.

Vejamos quais são eles:

1. Chorar melhora seu humor
Parece impossível, certo? No entanto, o choro tem um efeito curativo em sua mente. Se você está passando por um momento extremamente triste em sua vida, como um colapso ou lidar com a morte de um ente querido, o choro pode ser comparado com um bálsamo calmante.

É verdade, é uma forma de expressar tristeza, mas também é uma forma de tirar todas as emoções que estão trancadas dentro de você. Às vezes, retemos as lágrimas, às vezes as engolimos, isso não é bom, só causa mais danos.

Talvez você não consiga enxergar uma saída, por exemplo, se seu parceiro deixou você e não pode imaginar a vida sem ele. Um dos benefícios do choro é que ele pode ajudá-lo a ver as coisas com muito mais clareza. Quando você chora, você deixa sair suas emoções e sua mente se livra de todas as coisas que a tornam turva. Uma vez que você tenha “vomitado” todas aquelas emoções que estão lutando para sair, você se sentirá liberto e terá uma perspectiva muito mais clara da situação.

2. Alivia o estresse
Você já chorou de frustração? Às vezes, chorar não tem nada a ver com estar triste, mas estar estressado demais. Isso pode ser causado por um projeto no trabalho, um chefe que está incomodando você ou um assunto na faculdade pelo qual você está passando.

Essa frustração, raiva e desamparo fazem você querer chorar. Todo o esforço que você faz é para nada, ou talvez não seja por nada, mas outras pessoas não veem e exigem mais, aumentando a pressão. No entanto, embora possa parecer negativo, o choro definitivamente ajudará nessas circunstâncias. Isso ajudará a aliviar o estresse que está se acumulando dentro de você. Depois de colocar tudo para fora, você retornará aos seus esforços e os resultados virão.

Leia Mais: Chorar é para os fortes!

3. Chorar te relaxa
Chorar não apenas ajuda você a ter uma perspectiva mais clara de uma situação, mas também a relaxa. Vamos considerar pessoas que têm pensamentos obsessivos, que não conseguem parar, o que os sobrecarrega e os deixa envergonhados.

Nesse caso, chorar pode ser como uma válvula de escape. Não apenas libera a tensão do corpo, mas também da mente. Quando pensamentos obsessivos se espalham pela sua mente e não há fim à vista, pode parecer um redemoinho. Você só quer acalmar seus pensamentos, fazê-los parar, mas você não sabe como fazer isso.

Talvez muitas emoções tenham se acumulado. Tristeza, estresse, ansiedade… É importante deixar tudo isso de lado, chorando. Isto é simplesmente por causa de todos os benefícios que mencionamos.

Para sua mente, chorar é como uma “parada de emergência” para todos aqueles pensamentos que saem do controle. Depois de desabafar ao chorar, você poderá ver a luz no fim do túnel. Você verá as coisas muito mais claras e se sentirá mais calmo e pacífico.

Sem dúvida, há muitos benefícios de chorar pela sua mente. Portanto, embora as pessoas possam ter muitas opiniões sobre o choro, embora as pessoas possam lhe dizer para parar, não dê atenção a elas.

Chorar é realmente saudável, e retê-lo acaba fazendo mais mal. Restringir suas emoções e engoli-las é prejudicial. Você pode acabar desenvolvendo sintomas físicos como resultado. Não deixe isso acontecer. Chore sempre que sentir que precisa.

(Fonte Original: steptohealth)
*Texto traduzido e adaptado por Carolina Marucci, da equipe Fãs da Psicanálise.

(Imagem: Cristian Newman)

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here