Quando a pessoa não está preparada para aceitar determinados fatos, ouvir certas verdades ou receber determinadas notícias e recebe, pode ser muito prejudicial à sua saúde física e mental.

Em relatos que leitores fazem a mim por meio das redes sociais, uma das queixas mais comuns é a de que presenciaram fotos românticas de seus ex parceiros, semanas ou até mesmo dias após a relação terminar.

Nada é mais inevitável do que a verdade. Cedo ou tarde , ela chega: imperiosa, altiva . Algumas vezes, redentora. Em outras, cruel. Dizem que não podemos culpar quem fala a verdade e que é melhor sofrer com uma bem dolorosa do que ser acariciado com uma mentira suave.

Não nego o poder e a beleza da verdade. Não nego que ela seja essencial e que cedo ou tarde temos que nos deparar com ela , temos que prestar contas , encarar a vida , a nós mesmos e a quem mais amamos sem os filtros amenizadores da mentira.

Por outro lado, dependendo do estado emocional da pessoa, ouvir certas verdades pode ser destruidor.

Sim, nem sempre estamos prontos para aceitar certas verdades. Nem sempre estamos prontos para encarar certas realidades. Por tal motivo, no processo psicanalítico, o analista não vomita verdades na cara do analisando.

Ele induz o analisando a perceber os porquês da sua vida, o que torna a sua vida menos feliz, menos saudável. Quando a verdade vem na hora certa , em doses homeopáticas , ela desce melhor. Ela não traumatiza. Ela agrega.

Quando a pessoa não está preparada para aceitar determinados fatos, ouvir certas verdades ou receber determinadas notícias e recebe, pode ser muito prejudicial à sua saúde física e mental.

Em relatos que leitores fazem a mim por meio das redes sociais , uma das queixas mais comuns é a de que presenciaram fotos românticas de seus ex parceiros, semanas ou até mesmo dias após a relação terminar.

É completamente diferente ver que o ex está numa boa com outra pessoa muito tempo após o fim do namoro e se deparar com esta realidade enquanto a pessoa ainda está no auge do luto amoroso. Por tal motivo, pessoas que tentam preservar o ex parceiro , não divulgando fatos e fotos do relacionamento atual por algum tempo, não me parecem falsas. Me parecem gentis e generosas.

É muito diferente um professor dar pistas para o aluno, indicando que talvez ele não tenha talento para uma determinada área profissional e simplesmente dizer de forma curta e grossa que ele deve buscar outra carreira.

É muito diferente uma pessoa confessar uma infidelidade quando o parceiro está altamente desconfiado e confessar quando o outro nem suspeita de nada.

É muito diferente apontar um defeito numa pessoa amiga quando ela está aberta para se conhecer e se entender melhor e apontar determinado defeito quando a pessoa está fragilizada ou fechada demais para encarar as próprias limitações.

Sim, nem sempre dizer a verdade, na lata , é o melhor.
O que pode ser uma verdade cruel e devastadora hoje , pode ser uma verdade tranquila e normal daqui 6 meses , daqui um ano, em algum momento do nosso futuro.

Sim, certas mentiras e omissões , muitas vezes, são sinais de amor. Mais do que isso: são sinais de compaixão.




Profa. doutora , idealizadora da Pós em Cinema do Complexo FMU, escritora e psicanalista. É colunista do site Fãs da Psicanálise.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui