Não tem como evitar as saudades. Tem dias que nos apegamos em momentos que marcaram nossas vidas, e nem que seja por um instante, vivemos aquela cena em nossos desejos mais uma vez. Todo mundo sente saudades do passado, porque o que marca a gente, deixa em nossas vontades aquela sensação de imortalidade, de querer mais uma vez.

O passado tem a mania de mexer com a gente, de ir buscar desejos escondidos, de confrontar nossa realidade e de imortalizar pessoas que se passaram por nós. Não tem como viver sem buscar o que passou, sem visitar momentos que mexeram com a gente, não tem como fingir que não existiu.

Precisamos encerrar ciclos na nossa vida, precisamos costurar o que está ruim ou colocar no lixo. Temos a necessidade de dar fim nas coisas e nas pessoas, só não conseguimos nos livrar das saudades, das cenas inesquecíveis e das pessoas que um dia foram especiais para a gente. Encerramos aquela etapa, mas não conseguimos finalizar as memórias.

Cada pessoa tem o seu jeito de fingir que é passado, de aceitar as contradições do presente e de saltar para o futuro sem olhar para trás, mas não vai acabar com as memórias inesquecíveis, ou livrar das emoções imortais, ou de finalizar um ressentimento que ainda não foi curado e que precisa de perdão. A melhor reconciliação com o que passou é aceitar o momento, o agora.

Leia Mais: Emoção, Sentimento: Luto X Saudade

O passado tem aquele cheirinho de desconforto, talvez porque seja aquilo que você queria tanto, mas não teve realmente a intenção para acontecer, ou porque outras oportunidades te foram dadas, talvez melhores, talvez não. A vida é como um jogo com várias jogadas, com muitas cartadas estranhas, cheias de coringas e que pode te limitar.

Quem nunca sentiu falta de um sorriso calmo de alguém querido. Quem nunca desejou aquele abraço de acolhida. Quem nunca fechou os olhos para pensar no ex, na mãe, no pai, no filho que partiu há algum tempo. Quem nunca viu alguém pelas ruas e mediu semelhanças com o passado.

A saudade de um passado não é coisa de museu, nem é karma, muito menos frustração ou arrependimento, é uma confirmação de que se fez história, que superou os erros, que serviu como lição para ser melhor. O passado é o que nos move em nossas histórias cotidianas, que nos lembra que é preciso memórias para que sejamos dia após dias lapidados e gratos.

Realmente, não devemos viver do que se foi, muito menos permitir que momentos nostálgicos sejam mais fortes do que a vontade de seguir, mas um pouquinho de saudade faz bem e ainda nos dá a sensação de felicidade.

Um passado, várias histórias, milhares de momentos é o que resume nossas vidas… Saudade é o que traduz nossas emoções, quando aquela lembrança cisma em fazer parte dos pensamentos. Tô com saudade de tu, meu desejo!

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?




Simone Guerra é mãe, escritora, professora e encantada pela vida. Brasileira morando na Holanda. Ela não é assim e nem assada, mas sim no ponto. Transforma em palavras tudo o que o coração sente e a alma vive intensamente. Apaixonada por artes, culturas, línguas e linguagem. Não dispensa bolo com café e um dedinho de prosa.

4 COMENTÁRIOS

  1. Mesmo que eu esteja passando por uma boa fase, eu me pego pensando no passado, na escola e em amigos que foram marcantes para mim.
    Adorei ler esse texto, confesso que fiquei emocionado

  2. Eu li esse texto e confesso que ate hj sinto saudades do meu passado, sinto tanta falta dakela epoca q pra mim foi a melhor e digo melhor q hj se pudesse trocaria td q consegui ate hj e trocaria pelo meu passado..Tem hrs que da akele no na garganta de tanta saudades , mais os meus amigo aki perguntam o pq e eu digo nao sei te responder mais eu era mais feliz no meu passado….as vezes acho q preciso de ajuda pra me desligar do meu passado……mais eu digo sinto muiiiiita saudades do meu passsado….

  3. Hoje Li este texto e me peguei pensando de que como a minha vida foi boa e ao mesmo tempo ruim. Fui criada pela minha avó que me deu muito amor, carinho, educação e me ensinou andar pelo caminhos de paz, porém por outro lado, perdi minha mãe com apenas 01 ano de idade, com “TUBERCULOSE”, e o meu pai com 05 anos, com “AIDS”. Meu passado foi bom, mais poderia ter sido melhor, se não fosse esse buraco em minha vida! Tenho muitas saudades da minha mãe, que eu nem conheci direito, na verdade nem me lembro dela, mais sinto saudade, engraçado né, sentir saudade de alguém que agente nem lembra. Já meu pai eu me lembro bem, ela era muito lindo e me fazia muito feliz… Hoje com 32 anos, já não tenho mais a minha avó, ela me faz muita falta, muita mesmo, mais eu sei que ela cumpriu o seu chamado, ela era uma mulher muito boa e generosa, me ensinou tudo que eu precisava e nunca me deixou a andar por caminhos tortuosos.
    Hoje sou muito feliz, tenho a minha família, meu esposo e a minha filinha de 08 anos, Ana Julia, o mesmo nome da minha avó. Eles são a minha força pra lutar e conquistar, agradeço a Deus por eles, e peço que Deus não me leve cedo, pra eu poder criar a minha filha e que ela não venha sentir a mesma dor que eu senti no passado. Embora o passado não volte mais, porém como disse o texto, ele deixa saudades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui