O caminho da felicidade é de dentro para fora e não o inverso. O destino no prega muitas peças, mas ser feliz não tem a ver com as pancadas que a gente leva da vida, e sim, com a nossa capacidade de resiliência, de cair e levantar sem medo de continuar.

E para se manter firme e forte, esses 10 comportamentos são fundamentais:

1- Saber correr riscos.

A vida nos ameaça o tempo todo, mas qualquer risco que nos conduza à felicidade vale a pena. Ter bom senso na hora de correr perigo significa não ser medroso e nem levianamente corajosos, mas distinguir uma ameaça poderosa de outra superável.

2- Sacodir a poeira.

Dar a volta por cima é só para os fortes. Eles não se demoram lamentando sobre o ocorrido nem costumam ter pena de si mesmos. Em vez de remoer sobre a rasteira da vida, deixe-a para trás, levando consigo apenas o aprendizado adquirido com o único objetivo de ser mais feliz sempre.

3- Não gastar energia com o incontrolável

Ao chegar uma tempestade, abra o guarda-chuva e siga em frente, em vez de se entristecer vitimizado pela impotência diante do mau tempo. Não podemos controlar um furacão mas podemos nos afastar dele. Aja assim também em relação às pessoas e circunstâncias.

4- Encarar as mudanças com otimismo.

Para uma pessoa feliz, a mudança é uma aventura e não uma abdicação. Deixar ir o que passou e olhar para o futuro com otimismo e esperança. A principal virtude de uma pessoa equilibrada é conseguir aceitar que o que está por vir pode ser exatamente o que a gente quer ou precisa.

5- Saber se expressar

Dar opinião com gentileza e ao mesmo tempo sinceridade é uma das tarefas mais difíceis de um relacionamento interpessoal. Pessoas felizes consigo mesmas não se calam, mas também não têm a necessidade de serem grosseiras.

6- Reciclar sentimentos negativos.

Todo ser humano é passível de inveja, raiva, rancor, etc. Ser feliz é dar uma outra roupagem às situações que incitam sentimentos negativos. Por exemplo, se alguém lhe faz mal, em vez de ódio, sentir compaixão por tamanha pobreza de espírito. Pode ser libertador.

7- Não desistir fácil

Determinação é fundamental para a felicidade. Ser mais forte que a derrota, não deixando o emocional se abalar com um erro. A melhor coisa é fazer da falha uma oportunidade de aprender para tentar ser feliz da próxima vez.

8- Não levar a crítica para o pessoal

Analisar a crítica de forma racional é fundamental para o equilíbrio. Um evento não define quem somos, portanto, tire proveito do que toda crítica tem para lhe dar. E se alguém quiser lhe cutucar, simplesmente não aceite. Blinde-se contra provocações.

9- Não cometer o mesmo erro.

Uma pessoa que vive bem não se deixa enganar. Quando ela entra no mesmo caminho, sabe que vai chegar a um destino já conhecido. Não há “poréns” nem falsas esperanças. Ela simplesmente se nega a agir da mesma forma que a levou a falhar.

10 – Não temer a solidão

Ficar só tem grande serventia para uma vida feliz. É o justo momento onde se recarrega a energia emocional para clarear a mente onde todos os itens anteriores se fortalecem, aprimorando o saber viver. É necessário aproveitar da própria companhia e usar a solidão ora para descansar a cabeça, ora para reflexões que aperfeiçoam ainda mais as habilidades de ser feliz

Para ser feliz não basta só querer. Abra mão de tudo que não lhe faz bem e caminhe na direção certa. É preciso sabedoria na hora de tentar e amor para ver a vida sempre com otimismo sem jamais desistir de ser o que se é, da melhor forma possível.

(Imagem: Nappy)

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Luciano Cazz
"Luciano Cazz é publicitário, ator, roteirista e autor do livro A TEMPESTADE DEPOIS DO ARCO-ÍRIS." Quer adquirir o livro? Clique no link que está aí em cima! E boa leitura!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here