Os relacionamentos são muito gostosos, mas também podem ser muito complexos, levantando a muitas dúvidas em nossos sentimentos.

Podemos estar com uma pessoa e sentir incertezas em relação ao amor ou disposição de um dos lados. Também podemos estar pensando em nos comprometer com outra pessoa e querer saber se seremos compatíveis depois que as fases iniciais passarem.

Nem sempre temos as respostas para todas as perguntas de nossos relacionamentos, mas podemos sempre fazer o nosso melhor para levar a relação adiante com qualidade.

Se você deseja ter algumas pistas sobre o futuro do seu relacionamento atual ou sobre alguma relação em que você está pensando em entrar, o teste que trazemos hoje pode ajudá-lo a obter respostas interessantes.

Primeiro, vamos fazer uma ambientação. Consideramos que estar em um relacionamento é semelhante a fazer uma viagem de canoa com outra pessoa.

No começo, as coisas são calmas e animadas, até que depois começam as tradicionais complicações, imprevistos. É muito raro entender como funciona todo o processo em pouco tempo, e precisamos ter paciência e persistência para seguir em frente.

Abaixo estão alguns passos que devemos tomar quando nos encontramos nessa situação:

1. Planejar o passeio

Qual o motivo que nos leva a realizar o passeio com essa pessoa?

  • É uma ideia legal
  • Queremos experimentar algo novo juntos
  • Estamos tentando um novo esporte, já que os outros não deram certo

Estamos nos sentindo felizes com essa nossa tentativa ou apenas um está satisfeito, enquanto o outro está apenas aceitando com a fé de que na próxima vez as coisas seguirão a sua vontade?

Reflita sobre isso e procure entender se o passeio realmente vai ser uma coisa boa. Você se enxerga bem e feliz com essa pessoa durante todo o percurso? (Lembre-se sempre de que o foco é o relacionamento, apenas estamos trabalhando-o de maneira metafórica).

2. Já estamos na canoa, qual o próximo passo?

Agora, já estamos na canoa com ferramentas suficientes para realizarmos a mesma quantidade de trabalho. Se cada um se esforçar e fizer a sua parte, o passeio será tranquilo e sem grandes dificuldades, porque navegaremos juntos e motivados frente às complicações.

No entanto, se uma das pessoas não fizer o seu melhor, as coisas começarão a desandar. A princípio, isso pode parecer normal, e a outra pessoa ficará feliz em se esforçar pelo grupo, afinal isso faz parte.

No entanto, se isso se tornar um hábito, ficaremos parados por um tempo, porque a pessoa que está fazendo o trabalho acabará por se cansar. Esse é um lembrete de que nunca vamos longe se os dois não trabalharem em harmonia.

3. Quando as dificuldades começam a aparecer

Quando começamos a ver que não estamos nos saindo muito bem, qual a melhor solução para o problema:

  • Mostrar que existir um problema e esperar que a outra pessoa encontre sozinha uma solução
  • Perceber o problema, mas não dizer nada por acreditar que as coisas se ajeitarão magicamente (o que não acontecerá)
  • Falar para a outra pessoa que ela está causando o problema
  • Mostrar para a outra pessoa que existe um problema e que podem trabalhar juntos para resolvê-lo, e que assim conseguirão ir mais longe com o passeio.

4. Depois de voltarmos ao curso

Depois de conseguirmos voltar ao curso correto, como exatamente estamos com o nosso parceiro:

  • Concordamos que existe um problema e que se trabalharmos juntos podemos encontrar uma solução
  • Negamos que estamos enfrentando um problema e ficamos parados até alguém decidir fazer alguma coisa
  • Desistimos do passeio ao primeiro sinal de que algo não está certo
  • Desistirmos, mas acabamos concordando em continuar, porque é mais seguro, estar na canoa com alguém do que enfrentar tudo sozinho? Se essa é a escolha, quem está aguentando o peso sozinho, mantendo a canoa sob a água, e quem está deixando a outra pessoa sozinha?

As suas respostas podem dizer muito sobre como você se comporta em um relacionamento romântico, se faz a sua parte ou sempre espera que o outro resolva os problemas. O teste da canoa é uma boa maneira de dizer se o seu relacionamento poderá sobreviver ou não.

Quando estiver em dúvidas, analise como você e seu parceiro reagiriam em uma situação como esta.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here