Empurrar as tralhas para o lado, dando, doando ou vendendo o que não usa mais já é, por si só, um ato de desapego. Me diz prá que guardar coisas que já estão há mais de um ano lá..sem qualquer serventia?

Desocupar ambiente físico é desobstruir espaço mental, o que, por consequência, conduz a uma psique com menos negatividade e um pensar mais leve.

Mude o cenário arquitetônico do seu lar! Remova os móveis daquele quarto inutilizado. Forre almofadas com cores, ou fique no cru mesmo e jogue-as no chão. Faça futons, são ótimos para sentar com as pernas cruzadas.

Leia mais: O que se esconde por trás da sua bagunça

Tire os quadros da parede e pinte-a de outra cor. Doe os que não fazem mais sentido para sua vida. Outras pessoas podem adorar o presente.

Para dar um clima suave abuse das velas, alguns seixos de rio, e vasos com bambu, lembrando que a luz indireta dá um ar bem mais aconchegante. Aquelas cascatinhas de água feitas em artesanato não devem ser tão caras e podem ser muito úteis para os momentos de introspecção.

Faça uma playlist de músicas para relaxar.

Leia mais: Meditação: quebrando o tabu

Escolha um horário em que o movimento da casa está mais desacelerado e SE desacelere.. Pare..respire..silencie..medite. Busque-se. A meditação é o caminho e a cura da ansiedade, da angústia, e reduz substancialmente o pensamento acelerado. É a fórmula mais barata para se conectar com a sua própria verdade.

Quando estiver respirando calmamente e bem relaxado pergunte então o que precisa saber. Na hora certa, e ao seu tempo, virão todas as respostas.

Portanto, perceba o quanto é importante primeiro você fazer o movimento de abrir um espaço na sua vida, na sua casa, e segundo, presentear esse espaço para sua alma se expandir.

É no silêncio de um cantinho só seu que a tranquilidade vai acontecer. Mas veja, não se ocupe demais com a decoração externa. Se ela for no estilo moderno, contemporâneo, hippie chique, clássico ou rústico, vintage, minimalista ou não, isso não faz muita diferença.

Leia mais: Psiu, um silêncio acalma a alma!

Mudar do lado de fora serve apenas como relembrança de que o que precisa mesmo ser redecorado é você por dentro. O novo cantinho zen é apenas uma moldura do seu universo, que vai ajudar a inspirar você a fazer mais intervalos para dar uma pausa na sua louca rotina.

Namastê.

Compartilhar

RECOMENDAMOS

Márcia Nyland
Servidora Pública Federal, rastreadora incansável do desenvolvimento pessoal, e colunista do site Fãs da Psicanálise.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here