A água de coco, assim como os outros derivados deste fruto, são produtos associados com as palmeiras e o clima tropical, que é mais apropriado para seu cultivo.

Esta bebida refrescante é composta por 95% de água e 5% de nutrientes importantes que a tornam uma fonte de benefícios para o organismo.

Ao contrário do óleo de coco, este líquido é obtido naturalmente ao ser extraído de um coco jovem e não requer nenhum outro processo para tomá-lo.

Apesar de ser rica fonte de nutrientes para o corpo, a água de coco pode ser consumida de formas diferentes e oferece diferentes benefícios para o organismo.

Além de refrescar e acabar com a sede, beber água de coco causa um impacto positivo no organismo. Você sabe o que ocorre no seu organismo quando bebe este líquido?

1. Melhora a digestão

Durante anos, a água de coco tem sido utilizada como um tônico digestivo, ideal para tratar e prevenir doenças como a gastroenterite (gripe estomacal), disenteria, constipação e parasitas.

A água de coco ajuda a melhorar a capacidade do corpo em absorver os nutrientes e melhorar a digestão de enzimas bioativas.

É importante considerar que também possui um leve efeito laxante, por isso evite bebê-la em excesso.

Leia mais: Vida saudável é sinônimo de corpo e mente em equilíbrio

2. Fortalece o sistema imune

Seu alto teor de ácido láurico, um ácido gordo de cadeia média, faz desta bebida um poderoso remédio antifúngico, antiviral e antibacteriano, que contribui fortalecendo o sistema imunológico e evita infecções.

Vários estudos demonstram que a água de coco, em seu estado natural, pode ajudar a combater a cândida albicans e infecções fúngicas, hepatite C, herpes e HIV.

3. Causa um impacto positivo no coração e trato urinário

Contém potássio, um nutriente essencial para controlar a pressão arterial alta e prevenir os ataques cardíacos.

Além do mais, a água de coco possui ação diurética que ajuda a limpar o trato urinário, prevenindo a formação de cálculos nos rins.

Leia mais: Teste: Você tem uma vida saudável?

4. Promove uma boa circulação sanguínea no corpo

Esta bebida é utilizada como um tônico cardíaco por causa da sua capacidade para reduzir os níveis de colesterol ruim e prevenir a formação de coágulos no sangue.

Graças a essas propriedades, a água de coco ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, melhora a circulação do sangue, contribui para diminuir a obstrução das veias e as varizes.

5. Oferece benefícios contra o envelhecimento

Um dos segredos da juventude das celebridades é o uso e consumo constante da água de coco.

Contém um grupo de hormônios vegetais chamados citocininas, que possuem um efeito antienvelhecimento nas células humanas. Assim assegura a Comunidade do Coco da Ásia e do Pacífico, cujos estudos demonstraram sua eficiência na capacidade de evitar a degeneração celular.

Este benefício não só é significativo para uma pele mais jovem, mas também pode ajudar na prevenção de doenças crônicas, como o câncer e a diabetes.

6. Ajuda na hidratação corporal

Beber água de coco é uma das melhores alternativas para reidratação depois de um intenso exercício ou em um dia de muito sol: é refrescante, contém eletrólitos essenciais e não possui aditivos químicos que podem causar algum dano ao organismo.

Optar por esta bebida para se manter hidratado é uma boa opção, tanto para saúde quanto para o cuidado ambiental, já que não é engarrafada e pode ser colocada em qualquer recipiente reutilizável.

Como se isso não bastasse, a água de coco ainda é uma rica fonte de potássio, magnésio, cálcio, sódio e fósforo, minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo e para a reparação muscular.

7. É fonte de energia para o cérebro

Um copo de água de coco pode conter até 295 mg de potássio, possuindo uma maior quantidade deste nutriente que uma banana.

O potássio regula a pressão arterial, contudo, também desempenha um papel muito importante na função muscular, prevenindo cãibras e lesões.

Somado a isto, seus eletrólitos naturais contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso e a transmissão nervosa, assim como para uma melhor função cognitiva.

Leia mais: Ciência explica como a praia pode mudar nosso cérebro e saúde mental

8. Diminui os níveis de acidez

Esta bebida deliciosa e refrescante também oferece um grande apoio para aquelas pessoas que querem alcalinizar seu corpo e diminuir os níveis de acidez que são produzidos por uma má alimentação.

Ao beber água de coco estará baixando o pH dos líquidos corporais e, portanto, contribuirá para a redução da acidez.

(Fonte: melhorcomsaude.com)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA