Você já se perguntou se alguém que você conhece é um narcisista ou sociopata? Como você sabe a diferença?

Primeiro, deixe-me dizer que todos os sociopatas são narcisistas, mas nem todos os narcisistas são sociopatas. Confuso? Deixe-me tentar explicar.

Embora existam semelhanças definitivas entre os dois tipos de personalidade, os motivos por trás do que eles fazem e dizem são diferentes. O sociopata quer controlar todas as facetas da sua vida, enquanto o narcisista quer que você dedique todo o seu tempo e atenção a eles. No entanto, ambos os tipos de personalidade dirão coisas semelhantes para levar você aonde eles quiserem.

Abaixo estão 5 frases que tanto narcisistas quanto sociopatas usam e que fazem você se sentir como se estivesse louco.

1. Eu odeio drama
Eles dirão que eles odeiam o drama, mas você logo descobrirá que há mais drama em torno deles do que qualquer um que você já conheceu.

No início, eles te idolatram acima de todos os outros, elogiando você pela sua natureza perfeita e descontraída. Mas, lembre-se, eles são mentirosos patológicos, trapaceiros em série e vítimas eternas. Em pouco tempo, essas qualidades começam a flutuar para a superfície e causam lhe uma confusão esmagadora.

Toda vez que você mencionar suas preocupações ou frustrações, eles declararão seu ódio ao drama e farão com que você se sinta mal por reagir ao comportamento horrível deles. Eles fazem você se sentir como se fosse a rainha do drama ou rei.

2. Você é ________
Preencha o espaço em branco. Louco, bipolar, ciumento, amargo, apaixonado por eles … a lista continua e continua. O xingamento geralmente começa quando o relacionamento começa a declinar.

No início de seu relacionamento, eles lhe dirão que todos as suas ex namoradas, colegas e amigas são loucas, bipolares, ciumentas, amargas ou ainda apaixonadas por eles. Mas, então, eles mantêm contato com essas mesmas pessoas, usando-as para causar o caos.

Então, eles te jogam na mesma “pilha louca”, fazendo você se sentir inseguro e diminuindo sua autoestima. Ao trazer você para baixo, eles mostram justificativa para seus comportamentos tóxicos.

Leia Mais: 5 características que os narcisistas procuram em suas vítimas. Você é o próximo alvo?

3. Você é muito sensível
Depois de tomar banho com elogios e bajulação 24 horas por dia, eles o ignoram por dias a fio e esperam que você reaja. Quando você finalmente fizer isso, eles vão acusá-lo de ser sensível ou carente. Eles vão insultar, menosprezar e criticar você (às vezes de maneira provocante e brincalhona), forçando seus limites até que você finalmente se manifeste.

Então eles usam suas reações para fazer você parecer louco. Dentro de semanas, eles podem transformar uma pessoa fácil em uma confusão de inseguranças.

4. Você entendeu mal
Todos nós entendemos mal o que as pessoas dizem de tempos em tempos. Mas o narcisista e o sociopata dirão intencionalmente coisas que eles sabem que vão acabar com você. Então, quando você reage, eles se voltam para você e o culpam pelo mal-entendido. Muitas vezes, eles até negam que eles tenham dito isso.

Isso é chamado de gaslighting – uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade.

O fato é que você entendeu o que eles disseram perfeitamente bem. Eles estão apenas tentando fazer você duvidar de sua sanidade.

5. Você não pode viver sem mim
Este é o resultado esperado que todos os sociopatas e narcisistas querem. Eles usam frases e ações manipuladoras para fazer você se sentir como se não pudesse sobreviver sem elas. Mas eles não fazem isso porque querem um relacionamento saudável com você. O que eles querem é controlar você, e eles controlam você fazendo você se sentir como se estivesse louco. Não os deixe ganhar com isso. Você pode e vai sobreviver sem eles.

Se você gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhar no Facebook com todos os seus amigos e familiares!

(Fonte Original: higherperspectives)
*Texto traduzido e adaptado por Carolina Marucci da equipe Fãs da Psicanálise.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here