O professor Martin Seligman, um dos fundadores da psicologia positiva, realizou um número significativo de pesquisas para provar que este tipo de psicoterapia pode ajudar as pessoas a viver uma vida agradável, trazendo à tona suas melhores qualidades. Isso faz com que os indivíduos se sintam mais felizes, encorajando-os a viver com uma filosofia positiva.

Reunimos 7 regras fundamentais que podem ajudá-lo a combater a depressão, ter uma melhor saúde física e um desempenho mais alto.

1. A regra do espelho

Esta regra é bem simples – significa que cada pessoa em sua vida é seu espelho. Eles refletem sua própria personalidade e traços de caráter, até os que você não gosta. As características que você vê nas pessoas ao seu redor podem lhe dar a oportunidade de se conhecer melhor e então crescer.

Todas as qualidades que você mais admira ou odeia nos outros são suas. Por exemplo, se alguém o trata com desrespeito, é provável que você aja da mesma maneira com outras pessoas, mas não presta muita atenção a isso. Se você quiser mudar alguma coisa nos seus relacionamentos, comece por si mesmo – seja a mudança que você deseja ver nos outros.

2. O poder da escolha

Tudo o que está acontecendo em sua vida é resultado das escolhas que você faz. Suas escolhas de amigos, estilo de vida e crenças formam a sua personalidade. Somos os autores do nosso próprio destino.

Se você está lidando com uma pessoa chata e está sempre tentando resolver os problemas dela, então é isso que você prefere fazer nesse momento específico de sua vida. É você quem deixa isso acontecer. Você não pode reclamar disso para ninguém. Se você quiser um resultado diferente, precisa pensar em uma escolha diferente. Escolha sabiamente porque cada decisão conta.

Certamente, há coisas que não são sua escolha. Você não pode escolher os membros da família, uma combinação de genes, o ambiente em que você é criado, etc. Essas são apenas as regras da vida. No entanto, apesar de algumas situações estarem fora de nosso controle, isso não significa que você não tenha escolha sobre como deseja reagir. O truque é dar passos em direção ao melhor resultado – o resultado que você quer!

Leia Mais: O texto que mudou vidas em todo mundo

3. O poder dos erros

Você precisa perceber que qualquer um pode estar errado. Às vezes, nossas crenças ou nossas ações, não importa o quão certo você pense que elas sejam, não serão consideradas certas pelos outros. Você não precisa ver o mundo em preto e branco. Ninguém é perfeito. Todos nós temos o direito de cometer erros. Esteja preparado para reconhecê-los e analisar o que pode fazer para consertá-los.

4. A regra da relevância

Existem algumas coisas que dependem apenas de nós. Não há necessidade de reclamar sobre seu estilo de vida, relacionamentos ou seu trabalho. Se você não consegue estar totalmente apaixonado por uma pessoa, é ridículo esperar o mesmo dela. Quando você decide que merece mais, as mudanças que você precisa vão começar a acontecer.

Priorize seus objetivos. Se você quer conquistar muito, mire alto e aja!

5. O efeito da dependência

Ninguém lhe deve nada. Mas você pode decidir ser gentil com outra pessoa e ajudá-la de forma altruísta. Você não precisa esperar por algo em troca. Ser gentil com os outros deve ser um presente em si.

Se você quer ser uma boa pessoa, precisa ser forte e acreditar em si mesmo. Certamente há momentos em que você precisará dizer não. Concordar com tudo que alguém lhe pede não é algo que o fará feliz. Faça as escolhas corretas para você.

6. A regra da presença

Comece a viver aqui e agora. Não pense no passado, porque a cada momento, o presente começa. Não se preocupe com o futuro porque ainda não começou. Se você está muito ligado ao passado, pode se sentir deprimido.

Preocupações sobre o futuro levam à ansiedade.

Sintonizar as emoções e pensamentos que experimentamos no momento presente é bom para nosso humor, nossa saúde e nossos relacionamentos com outras pessoas. Enquanto você viver no presente, você é autêntico e traz harmonia e felicidade para sua vida.

7. O poder do otimismo

Não ignore as pequenas coisas que o rodeiam. Não critique a vida porque esta é uma maneira infalível de deixá-la passar por você sem viver. Aprecie a beleza da natureza: verões ensolarados, rios, florestas verdes, grandes amigos

Enquanto você viver, tente tirar o máximo que puder de seus momentos diários e seja feliz.

Seja produtivo, seja ativo e tenha uma vida cheia de emoções positivas. Quando você passa todo seu tempo assistindo TV, deitado em um sofá ou fazendo outras coisas que não preenchem sua vida ou sua mente com experiências novas e interessantes, você não faz parte do mundo real – você já está morto.

Você segue essas regras? Compartilhe seus pensamentos na sessão de comentários abaixo!

(Fonte: brightside)

*Tradução e adaptação por Marcela Jahjah, da equipe Fãs da Psicanálise

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here