Pesquisas com 2 milhões de pessoas em todo o mundo revelam o momento mais deprimido da vida.

As pessoas estão mais deprimidas na meia-idade, de acordo com a pesquisa feita com pessoas de 80 nações.

Nos EUA, o risco de depressão tem pico em torno de 40 anos de idade para os homens e cerca de 50 anos de idade para as mulheres. No Reino Unido, a maior probabilidade de estar deprimida é aos 44 anos.

As causas da depressão no meio da vida são difíceis de explicar, já que elas acontecem com todos os tipos de pessoas. Por exemplo, ela não parece estar relacionada a casamento, divórcio ou ter (ou não ter) filhos.

O professor Andrew Oswald, coautor do estudo, explicou: “Algumas pessoas sofrem mais do que outras, mas em nossos dados o efeito médio é grande. Acontece com homens e mulheres, pessoas solteiras e casadas, ricos e pobres, e com aqueles com e sem filhos. Ninguém sabe porque vemos esta consistência.”

Os pesquisadores descobriram uma curva em forma de U que ilustra a relação entre a felicidade e idade. Em outras palavras, as pessoas são mais felizes quando são jovens e velhas, mas sua felicidade cai no meio.

Professor Oswald disse: “O que causa esta curva em forma de U, aparentemente, e sua forma semelhante em diferentes partes do mundo desenvolvido e até mesmo muitas vezes em desenvolvimento, é desconhecido.

No entanto, uma possibilidade é que as pessoas aprendem a adaptar-se às suas forças e fraquezas, e em meados de vida acabam com as suas aspirações inviáveis. Outra possibilidade é que pessoas alegres vivem sistematicamente mais tempo. Uma terceira possibilidade é que ocorre uma espécie de processo de comparação em que as pessoas têm visto seus pares da mesma idade morrerem e dão mais valor a seus próprios anos restantes. Talvez as pessoas de alguma forma aprendem a contar suas bênçãos.”

Professor Oswald disse que aqueles que vivem por 70 anos de idade e mais além podem olhar para a frente se sentindo tão felizes como uma pessoa de 20 anos de idade, em média: “Para a pessoa média no mundo moderno, o mergulho na saúde mental e felicidade vem lentamente, não de repente, em um único ano. Apenas em seus 50 anos a maioria das pessoas emerge do período de baixa. Mas encorajadoramente, quando você tem 70, se você ainda está fisicamente apto, em média, você é tão feliz e mentalmente saudável como uma pessoa de 20 anos de idade. Talvez perceber que tais sentimentos são completamente normais na meia-idade pode até ajudar as pessoas a sobreviver melhor a esta fase.”

(Fonte: spring)

*Tradução equipe Fãs da Psicanálise.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here