Todas as pessoas de sucesso que eu conheço têm uma coisa em comum: elas nunca param de aprender.

É por isso que tantos CEOs, líderes e políticos leem com tanta frequência. Há um limite para quanto tempo, dinheiro e esforço as pessoas podem dedicar a uma educação mais formal. Ler vorazmente e como parte de uma rotina pessoal dedicada é a pedra angular do desenvolvimento pessoal ao longo da vida.

E uma grande parte desse aprendizado é sobre você mesmo. Eu sou um estudante de escrita e de palavras. Pessoalmente, a leitura me ajuda a entender quem eu sou, como devo escrever e no que quero focar minha atenção fora de minhas ambições literárias. Mas isso, claro, não é o único benefício da leitura.

A leitura beneficia a mente porque ajuda você a permanecer equilibrado e afiado. As pessoas mais bem-sucedidas são cientistas e artistas – elas utilizam tanto a parte esquerda do cérebro quanto a direita. Como tal, eles ativamente cultivam ambos os lados, o que eles muitas vezes fazem através da leitura.

Um exemplo é sempre ler ficção e não-ficção. Este é o conselho que eu dou regularmente: mergulhe nos mundos e aventuras de James Clavell, mas eduque-se com biografias e opiniões inteligentes – como o relato de Dwight Eisenhower sobre a Segunda Guerra Mundial, que é o que estou lendo agora.

Isso é algo que muitos líderes de negócios bem-sucedidos fazem, uma vez que isso sustenta um estilo de vida saudável e mais holisticamente capaz.

A leitura incute a disciplina e a apreciação pelo crescimento. A leitura não apenas fortalece ou nutre as duas partes do cérebro, mas também fortalece mais as habilidades intangíveis. Ou seja, a leitura regular torna as pessoas mais disciplinadas e gera uma apreciação pelo aprendizado e crescimento.

Por que exatamente? Bem, as pessoas que tomam a decisão de ler todos os dias estão ativamente decidindo se engajar, melhorar e às vezes desafiar seus cérebros ao invés de fazer atividades mais passivas, como jogar videogames ou assistir à Netflix.

É por isso que alguns dos nossos presidentes mais bem-sucedidos, por exemplo, fizeram da leitura uma prioridade pessoal. Quando o presidente Obama estava no cargo, ele deu uma entrevista em que revelou como os livros eram uma fonte sustentadora de idéias e inspiração durante seu mandato. Eles ajudaram-no a focar em meio ao turbilhão de ciclos de notícias 24 horas, constante agitação na mídia social e o período de atenção que o país precisava na época. Eles também lhe deram uma apreciação renovada pelas complexidades e ambiguidades da condição humana.

Leia Mais: 7 coisas que pessoas bem sucedidas fazem antes de dormir

E é exatamente isso que a leitura faz. É por isso que vemos tantos líderes em todos os diferentes setores da atividade humana investindo em suas próprias leituras.

A leitura beneficia seu negócio

Há um último benefício que a maioria das pessoas não associa à leitura, e é dessa maneira que ela pode beneficiar ativamente sua vida profissional.

Por um lado, a leitura encoraja a curiosidade. E as pessoas curiosas são, na maioria das vezes, grandes realizadoras. Entendendo isso, você mesmo pode usar a leitura para se tornar mais curioso e adquirir mais conhecimento.

Mas você também pode usar essa consciência para aprimorar suas práticas de contratação. Na BookBaby, quando contratamos um indivíduo potencialmente importante, sempre pergunto aos candidatos: “O que você está lendo agora?” ou “O que você leu nos últimos seis meses?” A razão é que eu sei que o hábito da leitura é um barômetro apropriado para medir o nível de curiosidade, disciplina e zelo de uma pessoa para aprender – e pessoas curiosas e disciplinadas que têm vontade de aprender são do tipo que eu quero na minha empresa.

Eu particularmente não me importo com o que os candidatos estão lendo. Eu só quero saber quem eles são.

Também é verdade, no entanto, que a leitura ajuda as pessoas a melhorarem como comunicadoras. Como estudante de escrita, admiro muito a comunicação e, como CEO de uma editora, vejo isso como uma exigência. Escritores que se comunicam de forma eficaz com seu público ajudam os leitores a fazer o mesmo em sua própria vida.

No final das contas, a leitura traz uma variedade de benefícios tangíveis – relativos à mente e à alma – e a simples consciência desse fato é a razão mais óbvia para as pessoas de sucesso priorizarem isso como um meio de desenvolvimento profissional e pessoal.

Simplificando, ler – além de ser divertido – torna as pessoas melhores. E é por isso que os melhores de nós fazem isso com tanta frequência.

(Link original: thriveglobal)
*Traduzido e adaptado por Marcela Jahjah, da equipe Fãs da Psicanálise

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here