A linguagem corporal é uma maneira comum de expressar seus sentimentos sem palavras. Em um relacionamento entre duas pessoas, essa linguagem é muito importante, pois influencia mais suas relações do que palavras e frases.

Especialista em linguagem do corpo, Yana German diz: “É muito complicado para os homens colocarem seus pensamentos em palavras. Assim, a linguagem corporal pode contribuir para um relacionamento saudável ou se tornar um sinal de que você escolheu o parceiro errado. Infelizmente, por causa do estresse e cansaço, não prestamos atenção suficiente aos sinais que nossos próprios corpos nos enviam, embora esses sinais possam dizer bastante.”

Reunimos alguns sinais corporais significativos aos quais devemos prestar atenção se começarmos a questionar nossos relacionamentos.

Ficar longe

Algumas pessoas pensam que a distância faz o amor crescer. Outros afirmam que isso destrói um relacionamento. A distância da zona íntima perfeita entre 2 pessoas é de 0 a 45 centímetros. Se um dos parceiros fica emocional ou fisicamente distante e não quer mais segurar sua mão, provavelmente é hora de começar a pensar sobre o relacionamento e porque vocês estão juntos.

Questionamento constante ou análise excessiva

Você não deveria sentir a necessidade de analisar cada passo ou ação de seu parceiro em um relacionamento saudável. Se você duvida de seu parceiro ou não confia nele, precisa pensar se têm um futuro juntos ou não.

Um ritmo diferente

É algo que parece tão insignificante, mas ainda assim é muito importante: a sincronização do andar indica a sincronização interna dos parceiros. Pessoas amorosas tentam andar na mesma velocidade inconscientemente. Quando não há harmonia, pode haver problemas no relacionamento.

Leia Mais: O segredo para detectar mentiras (e não é linguagem corporal)

Sorriso condescendente

A questão aqui é sorrir de forma condescendente. Quando uma pessoa sorri, ela mostra sua superioridade inconscientemente. Em um relacionamento saudável, os parceiros são iguais. É por isso que, se você perceber que seu parceiro está menosprezando você, é hora de repensar seu relacionamento.

Poses fechadas

Cruzar as pernas indica que uma pessoa não sente nenhuma conexão com o parceiro. Se os braços ou as pernas estiverem cruzados ou eles mantiverem as mãos nos bolsos, isso pode significar que eles não estão mais interessados em seus parceiros.

Sobrancelhas franzidas

Estudos do professor John Gottman mostram que o desprezo é uma das principais razões pelas quais os casais se divorciam. Sobrancelhas franzidas são um exemplo claro de crítica e acusação. Gottman diz: “Ninguém gosta de ser criticado. Quando uma pessoa percebe o olhar de desaprovação do parceiro, ela tenta se defender e se proteger”. E esse tipo de situação causa ainda mais problemas.

Indiferença

Seu parceiro provavelmente é indiferente a você se ele não olha nos seus olhos, pega o telefone antes de você parar de falar, interrompe você, não faz questão de ouvi-lo, chega em casa tarde, etc. Ignorar um parceiro é uma das maneiras de manipulá-lo e subjugá-lo. A falta de disposição do seu parceiro para prestar atenção às suas opiniões e sentimentos significa que você escolheu a pessoa errada.

Cobrir o pescoço com a mão

Todos tentamos encontrar maneiras de nos acalmar em situações estressantes. Quando as pessoas se sentem inseguras ou nervosas e ansiosas, elas cobrem ou tocam o pescoço com a mão. Tal gesto também pode indicar que a pessoa está escondendo algo de seu parceiro.

Tapinhas amigáveis nas costas

Seu amigo pode dar um tapa nas suas costas para apoiá-lo ou animá-lo. Mas as pessoas com quem você está intimamente envolvido normalmente preferem dar abraços em vez de tapinhas. Vamos encarar a realidade, seu parceiro e você não são colegas de trabalho, são duas pessoas que se amam.

Bônus: sinais que mostram que uma garota está a fim de você

Se uma garota brinca com o cabelo dela ao conversar com você, ela está apenas tentando mostrar que ela gosta de você. Às vezes, ela está flertando sem perceber. Procure sinais que incluam passar os dedos pelos cabelos, girar uma mecha ao redor do dedo, virar o cabelo para trás e assim por diante.

Às vezes, você também pode notar uma mulher sutilmente mordendo o lábio inferior enquanto fala com você. Ou ela pode passar batom na sua frente. O lance é que a boca de uma mulher é como uma “ferramenta” sexual e essas pequenas coisas que ela faz são todas feitas para atrair sua atenção.

Você conhece algum outro sinal de linguagem corporal a ser observado em um relacionamento? Conte-nos nos comentários!

(Fonte: brightside)

*Traduzido e adaptado por Marcela Jahjah, da equipe Fãs da Psicanálise

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here