Pense na última vez que você procurou um emprego. Você estava na busca porque o emprego que você tinha não era satisfatório. Você escolheu mandar currículos, mesmo sabendo que enfrentaria alguma rejeição. Com cada rejeição, você fica cada vez relutante em continuar sem duvidar de si mesmo. Você pode até mesmo considerar continuar no emprego que você tem porque “pelo menos é um trabalho”, em vez de continuar procurando algo melhor e mais digno do seu tempo.

Sempre que enfrentamos um desafio difícil ou escolha, no caminho para alcançar algo que queremos, é mais fácil desistir do que continuar. Isso acontece porque sentimos que não podemos fazer nada para facilitar as coisas. Mas, uma vez que passamos por isso, olhamos para trás e percebemos que não foi tão ruim assim. Na verdade, geralmente nos estressamos muito mais do necessário. É apenas um momento de frustração, não desista. Quando sentimos que estamos perdendo a motivação que tínhamos no começo, pode ser quase impossível recuperá-la.

De acordo com o exemplo de procurar um novo emprego, enquanto se está preso a algo difícil, é triste pensar que muitos de nós permitiriam que nossas emoções sabotassem o nosso otimismo. Nós não nascemos para trabalhar, pagar contas e morrer. Por que você deve se conformar com uma carreira que o faz infeliz?

Sim, existem riscos e dificuldades incluídas, sempre que você tenta alcançar um objetivo, e cada um deles vale a pena no final. Mas é tão desafiador lembrar disso quando se está passando por isso.

Quando enfrentamos um desafio muito difícil – como a rejeição constante das empresas – podemos perder de vista o otimismo ao nosso redor. Tudo o que vemos é o fracasso e o sofrimento de não ter sucesso. Ignoramos completamente a noção de que no futuro isso será uma lembrança, quem sabe você vai se lembrar quando, enfim, tiver seu próprio empreendimento! Então, como devemos seguir, mesmo quando nos sentimos tão desmotivados? Se desistirmos, o mesmo problema voltará.

Quando queremos desistir, acabamos esquecendo que o fracasso não conserta nada. Se você permite que a rejeição o impeça de encontrar um trabalho com o qual esteja satisfeito, tudo o que você faz é prolongar indefinidamente seu sofrimento. Talvez, por um momento, você sentirá alívio porque você não precisa mais enviar currículos, mas essa satisfação será passageira.

A miséria que você sentiu voltará, de uma forma ou de outra. Veja bem, o verdadeiro desafio que você está enfrentando no momento é sua própria fraqueza que se manifesta em uma forma física. Quando você aceita que você não é digno ou bom o suficiente, essa é a mentalidade que você manterá. Não importa o desafio que enfrente, você terá dificuldade em manter seu otimismo, dedicação e poder porque você não abordou o problema real, que é você mesmo.

Imagine o desafio como uma grande pedra à sua frente. Se você desistir, você trabalhará para contornar a pedra. No entanto, a maneira mais rápida de superá-lo é quebrar essa pedra e passar por ela. É o mesmo processo com suas fraquezas.

Leia Mais: Quando desistir, desista por completo

Você pode continuar a ajustar a sua vida, de acordo com seus medos, ou você poderá continuar enviando currículos e agendando entrevistas. Não importa o quão grande seja o desafio, derrubá-lo é uma obrigação. Para realmente ficar motivado, não importa o quão grande o desafio é, você precisa aprender a quebrar o desafio.

As dicas abaixo podem ajudá-lo a dar os primeiros passos para manter o queixo erguido e enfrentar as escolhas difíceis em sua vida. Sim, agora pode parecer impossível. Pode parecer que esta é a coisa mais difícil que você fará.

Um dia, você olhará para trás e perceberá que isso não foi tão ruim quanto você pensou. Descubra o que falta em você, não importa qual seja o desafio que você enfrenta, há um motivo pelo qual é desafiador para você. Se é um emprego, por que você não foi contratado?

Seja paciente consigo mesmo, busque sempre obter novas habilidades, ninguém se torna CEO da noite para o dia. Se você tem grandes sonhos, você terá bastante trabalho para realizá-los. Tudo bem levar um tempo procurando a melhor maneira de prosseguir, mas não é bom fugir e desistir, porque é um desafio. Tenha orgulho de si mesmo por cada pequena vitória. Quando não conseguimos comemorar poucas vitórias, nossa motivação diminui e atingir grandes objetivos torna-se muito mais difícil.

Não importa o quão difícil seja o desafio que você enfrenta, uma das melhores coisas em que você pode se concentrar e que só você pode decidir, é como lidar com algo e com os passos que você toma. Permita-se ficar motivado ao escolher continuar motivado. Você consegue!

(Fonte: lifehack)

*Tradução equipe Fãs da Psicanálise.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here