Pense rápido: você fica irritado quando está com fome?

Se a resposta é sim, calma, isso tem explicação científica.

Aí vai outra pergunta: você já chegou a discutir ou querer partir para a briga com alguém quando estava com fome e momentos depois não entendeu porque teve aquele comportamento?

Se a resposta para essa pergunta também for sim, você pode ser considerado um “Hanger“.

O Hanger nada mais é do que uma pessoa que sofre de um mal chamado “hangry”. Sei que você deve estar xingando e dizendo: Essa explicaçãozinha não me ajudou em nada.

Então, vamos aos fatos.

Hangry é um o fenômeno onde algumas pessoas ficam mal humoradas e irritadiças quando estão com fome. A expressão é a junção de duas palavras em inglês, hungry e angry, que significam faminto e irritado, respectivamente.

Como ocorre?
Isso acontece devido alguns processos que ocorrem dentro de seu corpo quando ele precisa de comida.

Diversas substâncias, como ácidos, proteínas, gorduras e açúcares passam para a corrente sanguínea, onde são distribuídos por várias partes do corpo e utilizados para produzir energia.

Conforme o tempo passa, a quantidade desses nutrientes que circulam na sua corrente sanguínea começa a cair. Se os seus níveis de glicose do sangue caem muito, seu cérebro entende isso como uma situação de risco de vida.

Ao contrário da maioria dos outros órgãos e tecidos do corpo que podem usar diversos nutrientes para manter o funcionamento, o seu cérebro é extremamente dependente de glicose para fazer seu trabalho.

Os efeitos no corpo
Por isso, coisas simples podem tornar-se extremamente difíceis quando você está com fome e seus níveis de glicose no sangue caem.

Tarefas simples como se concentrar podem se tornar muito difíceis e você pode cometer erros bobos, ou até ter dificuldade para falar fazendo com que suas palavras se tornem confusas ou meio arrastadas.

Outra coisa que pode tornar-se mais difícil quando você está com fome é manter o bom humor ou tratar as pessoas de forma normal ou cordial.

Isso mesmo, manter o bom humor quando se está com fome pode ser uma das tarefas mais complicadas. Algumas pessoas chegam a gritar com outras sem um motivo aparente.

Alguns motivos para o mal humor
Além da queda nas taxas de glicose no sangue, existem outras razões que fazem com que as pessoas tornem-se “Hangers”.

Quando os níveis de glicose no sangue caem até um certo limite, seu cérebro envia sinais para vários órgãos do seu corpo para produzir e liberar hormônios que aumentam a quantidade de glicose em sua corrente sanguínea.

Esses hormônios são: o do crescimento da glândula pituitária situada no fundo do cérebro, glucagon do pâncreas, adrenalina e cortisol.

Estes dois últimos, são hormônios ligados ao estresse que são liberados na corrente sanguínea em situações de tensão e também quando o corpo está com níveis baixos de glicose no sangue.

No caso específico da adrenalina, ela é um dos principais hormônios liberados em na corrente sanguínea como a resposta a um susto repentino, ou quando você vê, ouve ou até mesmo pensa em algo que ameaça a sua segurança.

Por isso, inconscientemente, você pode gritar de raiva com alguém quando as taxas de glicose estão baixas no seu corpo.

Mais motivos para sua irritação
Outra razão da fome estar ligada a raiva é que ambos são controlados por genes em comuns. O gene em questão é o neuropeptídio Y, uma substância produzida pelo cérebro e liberada quando você está com fome.

Essa substância estimula comportamentos alimentares vorazes, agindo sobre uma variedade de receptores no cérebro, incluindo um receptor chamado Y1.

Além de atuar no cérebro para controlar a fome, neuropeptídio Y e o receptor Y1 também regulam a raiva ou a agressão.

De acordo com algumas pesquisas, as pessoas com altos níveis de neuropeptídio Y em seu líquido cerebral tendem a apresentar altos níveis de agressão por impulso.

Muitos fatores físicos e químicos tem influência para uma pessoa se tornar um “Hanger”, mas fatores psicossociais também têm um papel importante. Além disso, a cultura a qual cada indivíduo foi criado tem uma forte influência nesse aspecto.

Como esses fatores podem variar de indivíduo para indivíduo, não é de se admirar que existam diferenças na forma como as pessoas ficam quando estão com fome.

Você sabe lidar com um Hanger?
A maneira mais fácil de lidar um Hanger é também a mais obvia, e fazer com que ele coma alguma coisa antes que fique com muita fome.

Mas nada de partir para alimentos com baixo teor nutricional, como chocolate, batata frita e outro tipos de junk foods. Esses tipos de alimentos geralmente proporcionam altos níveis de glicose no sangue, mas por causa do baixo valor nutricional tendem a cair rápido. Por isso, talvez, não resolvam o problema por muito tempo.

Então, o melhor a se fazer é consumir alimentos naturais e ricos em nutrientes que ajudam a saciar a fome por um longo tempo.

Agora, se isso não for possível, lembre-se sempre: Caso você seja um Hanger ou tenha que lidar com um, a melhor maneira de lidar com isso é sugerir que qualquer assunto seja tratado SEMPRE após as refeições!

(Fonte Original: iflscience.com)
*Texto traduzido e adaptado pela equipe Fãs da Psicanálise.

(Fonte: Nishant Aneja)

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here